Projeto em Jateí resgata história para preservar a memória

Luiz Carlos, coordenador do projeto, mostra foto do salão paroquial, tirada há mais de 40 anos
Prefeito com os trabalhadores do serviço público municipal na primeira Prefeitura de Jateí

O município de Jateí vai fazer um memorial em que eternizará em imagens e arquivos sua história, desde o começo de sua ocupação ainda na década de 1.950. O trabalho de resgate da história, principalmente sua memória fotográfica, começou a ser feito no final do ano de 2.018, numa iniciativa do prefeito Eraldo Leite.

Intitulado “Projeto Memória – A história de quem fez e faz Jateí”, o trabalho de resgate já tem seus primeiros resultados. O coordenador Luiz Carlos Burci apresentou a catalogação dos pioneiros e também um acervo de fotos e documentos antigos.

“O objetivo é transformar este trabalho em um referencial para pesquisas sobre nossa origem, seus desbravadores e todo o processo de evolução de nosso município e sua gente através do tempo”, comentou Luiz Carlos.

Cartaz de 1.959 convidando para a primeira Festa de São Pedro, hoje também conhecida como Festa da Fogueira
Mapa do núcleo urbano de Jateí elaborado pelo INCRA, com as primeiras 40 quadras da cidade

O coordenador destaca que encara este trabalho como uma missão, já que também se sente parte da história ao folhear e vislumbrar as imagens. “É um trabalho minucioso e também nostálgico, pois voltamos ao passado para ver como tudo foi sendo construído ao longo dos anos”, pondera Luiz Carlos, que também responde pela Ouvidoria do município.

O projeto de resgate histórico é amplo e ainda está em sua primeira fase, que compreende a obtenção de documentos e imagens para o acervo. Luiz Carlos aproveita para fazer um pedido para os familiares dos pioneiros para que façam doações no sentido de contribuir para a construção de um acervo rico em história de quem foi protagonista na construção de Jateí.

Para entrar em contato com o coordenador do projeto para a entrega de peças para o acervo da história de Jateí é só ligar nos números (67) 3465-1172 (Ouvidoria) e (67) 9 9642-0437 (Luiz Carlos).

Planta do projeto para construção do atual paço municipal, elaborado na década de 1.970

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *