Projeto que fomenta o uso da energia solar em Dourados é aprovado pela Câmara
Foi aprovado, em 2ª votação e discussão durante sessão ordinária desta segunda-feira (10), projeto de Lei do vereador Sergio Nogueira(foto), do PSDB, que dispõe sobre política municipal de estímulo e incentivo ao aproveitamento da energia solar em Dourados, com objetivo de fomentar e incentivar a geração de energia fotovoltaica e térmica.
Conforme o projeto, a política municipal ainda visa o fomento da sustentabilidade ambiental, a racionalização do consumo de energia elétrica e outras fontes de energia do município, além do estímulo a implantação de empresas e à “geração de empregos locais e de qualidade na cadeia produtiva de energia solar”.
O projeto ainda autoriza o Poder Executivo a ampliar o uso de energia solar em Dourados, bem como estimular as atividades que utilizem esta fonte, reduzir a produção de energia por fonte
s não renováveis, estimular a parceria com órgãos municipais, estaduais e federais, apoiar a implantação e desenvolvimento de projetos que contemplem como fonte subsidiária de energia, a utilização de energia solar, além de facilitar o fomento do uso e comercialização de produtos inerentes a energia solar.
“Nós temos um país de dimensões continentais, que é privilegiado por ter uma cobertura de área, fora poucos períodos no inverno, com possibilidade de contar com a energia solar”, apontou o vereador propositor. “Trazendo condições, o morador irá instalar em sua própria residência equipamento para diminuir a necessidade de uso das energias advindas de hidroelétricas, isso ocorrendo, nós teremos um grande benefício para o país, que seria a diminuição da necessidade de construção de usinas hidroelétricas, porque o Brasil é praticamente autossustentável, desde que haja este incentivo”, completou Sergio Nogueira.
O parlamentar afirmou que o incentivo a implementação de energia solar no município trará melhorias econômicas para a população, já que sugeriu que o Poder Executivo feche parcerias com empresas especializadas, assim gerando prestação de serviços e empregos. “Se a administração municipal se organizar e chamar empresários, este setor irá desenvolver empregos e assim transferir tudo isso em renda para a população. Porque a cada economia que nós pudermos dar ao usuário, ele irá investir e colocar esta tecnologia em sua casa, sobrando para investir em alguma coisa para beneficiar a sua família”, ressaltou. “Nós queremos ajudar a facilitar, tanto para a atual administração quanto para a posterior, para que possamos ter um avanço neste setor energético da cidade”, complementou Sergio Nogueira. (Da assessoria)