PT de Dourados celebra 43 anos e se prepara para disputa da Prefeitura
O Partido dos Trabalhadores completou 43 anos nesta sexta-feira (10) como a sigla mais vitoriosa em eleições presidenciais na história democrática do Brasil. Para comemorar o aniversário, em Dourados será realizado um ato neste final de semana reunindo a militância e lideranças políticas.
De acordo com o presidente do diretório municipal, professor João Carlos de Souza (o Joca), o desafio é a preparação para a disputa da prefeitura em 2024 e a eleição de uma bancada histórica de vereadores.
“O partido ocupou duas vezes tanto o Governo do Estado com Zeca do PT, quanto a prefeitura do município com Tetila, lembrando ainda da história do João Grandão como federal e estadual, o que ainda está vivo na memória da sociedade douradense”, afirma. Segundo ele, o debate começa a se aprofundar, ainda mais com o resultado positivo das últimas eleições “e com a vitória do povo brasileiro, que hoje ocupa, mais uma vez, o Palácio do Planalto com Lula presidente”.
Joca também fala da importância não só do Executivo, como do Legislativo. Ele lembra que o PT elegeu uma bancada de 69 deputados federais e mais quatro parlamentares para o Senado. Além disso, destaca o desempenho de nomes locais, como do professor Tiago Botelho, candidato ao Senado, que não havia disputado cargo político até então e obteve 178 mil votos na disputa do ano passado, o segundo mais votado em Dourados, bem como do vereador Elias Ishy, que alcançou a primeira suplência de deputado federal e da professora Gleice Jane como primeira suplente de deputada estadual (foto).
O professor Tiago explica que a história do PT está ligada à da democracia brasileira. “Tenho orgulho de ser filiado ao partido que carrega em seu nome Trabalhadores. O PT faz 43 anos e mostra que é possível e necessário investir em novas lideranças. O projeto em Dourados é ter candidatura própria e vamos fazer história na prefeitura junto com a maior bancada do legislativo eleita da nossa querida cidade”, enfatiza.
O vereador Ishy sustenta que o PT contribuiu de forma histórica na construção da sociedade defendendo o estado democrático e de direito, os direitos humanos e um mundo que tenha o desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental com justiça social.
Para Gleice Jane, o PT é o partido do povo. “Foram nos governos do PT que conseguimos chegar em cada cantinho dos municípios, dos estados e do país. Enxergamos as mulheres e os homens e todas a cores, dores, sonhos e idades e entendemos que seres humanos são mais humanos quando se reconhecem como parte do meio ambiente”, disse ela.
Além do evento, a Juventude do PT realiza a campanha de doação de sangue e medula “De vermelho vive o coração”. “Toda ajuda é bem-vinda, mesmo aos não filiados, ainda mais nesse período de Carnaval em que a procura diminui”, finaliza Joca. (Douranews com assessoria)