Queimadas estão proibidas em Mato Grosso
A partir de hoje (15 de julho) e vai até o dia 15 de setembro o período que proibi as queimadas em áreas rurais e urbanas no estado.
Nesse período o produtor rural que desrespeitar a lei e usar fogo para limpeza e manejo nas suas propriedades pode receber multas que variam de R$ 1 mil (pastagem e agricultura) a R$ 75 mil por hectare (em área de preservação permanente – APP). A legislação prevê ainda pena de seis meses a quatro anos de prisão.
Os pecuaristas, tem a obrigação de proteger e prevenir e suas propriedades, em caso de incêndios acidentais, queima controlada etc, ligue imediatamente para o 192.
No período de seca, começa a preocupação dos proprietários rurais com a possibilidade de incêndios, o que traz muitas consequências, quando às pastagens e lavouras secam, e podem pegar fogo à qualquer descuido por isso é importante que o produtor saiba quais os cuidados deve adotar em sua propriedade, como a construção e manutenção de aceiros, estocagem de água em abundância, meio de transporte de água para os locais onde ocorrem os sinistros”.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) integram o chamado Comitê do fogo, quando acionados, atuam rapidamente.
Seu Bairro Hoje