Recusa de vacinas por jovens de 18 anos ou mais preocupa Saúde em Itaporã
A Secretaria de Saúde de Itaporã, faz um apelo a todas as pessoas com 18 anos ou mais. O objetivo, é a conscientização sobre a importância da vacinação contra a covid-19, uma vez que a procura pela imunização está muito baixa. De acordo com a Saúde, Itaporã tem uma grande quantidade de pessoas acima de 18 anos que recusam ser vacinados, contribuindo para o aparecimento de novos casos da doença no município.
Conforme informações da coordenação de imunização, desde a última sexta-feira 30/07, está sobrado doses de vacina em todas as unidades de saúde, pois a população não tem procurado e, quando a gerência de saúde entra em contato solicitando que a pessoa compareça para se imunizar, acontece a recusa.
Para o prefeito Marcos Pacco, mesmo não sendo obrigatória a vacinação, existe uma obrigação social e humana, além da responsabilidade civil em se proteger e não propagar a doença. “Não receberemos mais doses de vacina da secretaria de estado, e vamos precisar repassar para outro município as doses que estão aqui. Não podemos ficar com vacina na geladeira. Lugar de vacina é no braço, Mas precisamos que toda população tenha essa consciência em se vacinar”, assinala o prefeito.
O gerente de saúde, Wilson Dias, ressalta que todas as vacinas são seguras e o objetivo é vacinar 100% da população-alvo, que são pessoas acima de 18 anos. “Temos doses suficientes no município, porém, precisamos que a população procure as unidades de saúde. Fica o chamado, se você tem 18 anos ou mais, procure sua unidade de saúde ainda hoje, e vacine contra Covid-19. Vamos Juntos vencer essa doença”, conclama Wilson. (Assessoria, com redação)