DESTAQUEINCLUSÃOPOLÍTICA

Referência para o Judiciário: Em Vicentina, magistrados conhecem centro de apoio à pessoa autista

Ludelça e Vilminha apresentaram o centro, equipe e trabalho aos juízes Vitor e Mário César

Vídeo:

O centro municipal de apoio e acolhimento à pessoa autista de Vicentina é referência também para o Poder Judiciário. Nesta semana, o local recebeu a visita de magistrados da comarca de Fátima do Sul, que foram conhecer as instalações do local e todo processo de atenção e atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na sexta-feira (20),  os magistrados Vitor Dias Zampieri e Mário Cesar Mansano conheceram de perto o centro municipal, bem como toda a dinâmica de atendimento e acolhimento do local. Os juízes tomaram conhecimento da atenção integral, que começa no diagnóstico e prossegue no centro com acompanhamento feito por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais especializados em diversas áreas.

Os juízes da comarca, Vitor e Mário César foram recepcionados pela secretária de Saúde, enfermeira Ludelça Dorneles dos Santos, junto com a psicopedagoga Vilma Brito da Silva Leal, diretora do Centro Terapêutico Eiko Eto Sato. Além de agradecer pela presença e interesse dos magistrados, Ludelça e Vilma também apresentaram a equipe que faz a inclusão acontecer em Vicentina.

A secretária e coordenadora pontuaram que os resultados obtidos em Vicentina com o trabalho que já é de referência estadual, é fruto do compromisso com a inclusão da nova gestão e da dedicação e empenho de toda uma equipe comprometida em atendimento à pessoa neurodivergente.

Durante a visita dos representantes do Poder Judiciário, a equipe vicentinense fez ainda um relato da missão desafiadora no começo da gestão. O empenho do prefeito Cléber Dias da Silva e de seu compromisso com a inclusão foram fatores destacados na oportunidade, que apresentaram ainda todo o processo de abordagem ao TEA.

O atendimento da nova gestão com quem possui  TEA, especialmente as crianças, foi iniciado com 22 pessoas. Na inauguração do novo centro já eram 33 e atualmente o acolhimento e atenção da Prefeitura são para 45 pessoas. “Queremos transformar este espaço na extensão de suas casas”, falou o prefeito na inauguração do centro, que anunciou também o “Casa Acolher”, programa matriz de inclusão, coordenado pela primeira-dama Érica Cordeiro Bezerra Dias..

Para o centro entrar em funcionamento no começo de 2025, foi preciso um grande esforço da atual gestão municipal, visando criar as condições necessárias para o atendimento especializado e humanizado. Com uma equipe multidisciplinar,  o centro conta com um amplo quadro de especialistas, sendo um psicólogo, uma psicomotricista, duas fonoaudiólogas, uma psicopedagoga, uma terapeuta ocupacional, uma acompanhante terapêutica, um educador físico,  uma secretária e uma coordenadora.

A nova gestão acaba de anunciar ainda a contratação de uma psicóloga exclusiva para atendimento aos pais e mães atípicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *