Referência regional, hospital de cirurgias mantém esforço concentrado em Dourados
O Hospital Regional de Cirurgias de Dourados mantém um esforço concentrado para atender a demanda de 32 municípios de toda região, com a realização de procedimentos para garantir mais saúde e bem estar às pessoas que mais precisam deste tipo de atendimento. De acordo com o médico cirurgião Diogo Castilho, num espaço de três meses foram feitas cerca de 200 cirurgias gerais no hospital douradense. Considerando que a realização das cirurgias eletivas permaneceu suspensa durante a pandemia, ocorreu a redução da realização de cirurgias eletivas e consequentemente aumento da fila de espera. Nessa retomada, o hospital busca realizar o atendimento de pacientes que aguardam há muito tempo a realização de procedimentos eletivos.
O Instituto Social Mais Saúde assumiu o Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados em 05 de junho de 2020 por meio de contrato de gestão em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul. Com 33 leitos, o hospital realiza cirurgias de baixa e média complexidade com o intuito de evitar o deslocamento de pacientes que necessitam deste atendimento para a capital, Campo Grande, atuando como referência para 32 municípios.
Conforme a assessoria do instituto, a unidade saúde retomou em agosto de 2021 o atendimento cirúrgico geral e ortopédico de forma organizada e gradativa. Em virtude da pandemia, as especialidades encontravam-se suspensas desde março de 2021, quando o hospital voltou a atuar como retaguarda para internação clínica devido à segunda onda da pandemia. A reabertura da unidade de saúde compreende uma demanda reprimida e da necessidade da população. No entanto, foram mantidas as orientações de resguardar todas as medidas de prevenção e controle de infecção para a Covid-19 em todas as dependências físicas da unidade. (Da assessoria com redação)