Restaurante de Primavera do Leste recebe aplausos por iniciativa sustentável

Inaugurado há cerca de um ano em Primavera do Leste-MT, o Restaurante Brasô Gril de propriedade dos empresários André e Eduardo Gil do Amaral, é exemplo de empreendimento sustentável. Por esse motivo, recebeu do deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, uma Moção de Aplausos, pela adesão ao sistema inovador de biodigestores integrados.

“O biodigestor reutiliza resíduos orgânicos gerando biogás e também um fertilizante líquido natural para as plantas, uma maneira inteligente e sustentável que reaproveita os resíduos orgânicos”, explicou Nininho.

Eduardo Gil ressalta que qualquer estabelecimento a partir da elaboração de um projeto pode ter um biodigestor.

“Sou criado na roça e sempre tive uma preocupação com o meio ambiente, e quando começamos o projeto arquitetônico do nosso restaurante o primeiro desafio foi manter uma árvore imponente e tradicional da região, mais conhecida como Guapuruvu, o segundo desafio, foi a implantação do sistema de biodigestores, e posso afirmar, é um sistema viável financeiramente e possível para quem quiser investir”, ressaltou Eduardo Gil.

O empresário explica que com três quilos de resíduos orgânicos por dia, é possível gerar até três horas de consumo de gás. “Entre os benefícios, além da reciclagem e a economia de energia, estão os impactos na saúde, com a redução do uso de carvão e o emprego em sistemas de saneamento básico”, esclareceu Eduardo.

Com a implantação deste equipamento, o Brasô Grill deixará de gerar mais de seis toneladas de lixo por ano o que possibilita de 15h a 18h de biogás por dia. Outro grande diferencial do Home Biogás, como também é conhecido, é que qualquer tipo de detrito orgânico, incluindo óleos e frituras, e não só legumes, vegetais e frutas in natura pode ser reaproveitado, é preciso apenas manter a umidade para garantir a atividade biológica.

(Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *