Rio Brilhante: Projeto Educação em Cores inicia com mural sobre diversidade e igualdade de gênero


No último dia 11 de março, foi realizada a pintura do primeiro mural do projeto na Escola Lygia Terezinha Martins em Rio Brilhante, pela artista Gi Brandão. A obra, cujo tema central é diversidade e igualdade de gênero, representa uma menina astronauta como símbolo da liberdade das mulheres para sonharem e serem o que desejarem.
Durante o processo de pintura, Gi Brandão interagiu com os alunos por meio de rodas de conversa promovidas pela artista Damata, idealizadora do projeto, gerando um ambiente acolhedor e educativo.
A arte urbana vem ganhando espaço como uma poderosa ferramenta de transformação social e inclusão cultural. Dentro desse propósito, o projeto Educação em Cores, irá para mais sete cidades, sendo elas: Itaporã, Maracaju, Vicentina, Caarapó, Glória de Dourados, Fátima do Sul e Dourados para levar arte, conhecimento e promover debates sobre temas essenciais da atualidade.
Segundo Damata, a recepção por parte da escola em Rio Brilhante foi extremamente positiva. “O pessoal da Escola Lygia Terezinha Martins foi muito acolhedor e solícito, foi muito legal. Todos ficaram muito felizes e curiosos enquanto a artista fazia a arte. A escola ficou mais colorida e acolhedora”, destacou.
Damata também ressaltou a importância do envolvimento da comunidade escolar. “Os alunos participaram das rodas de conversa e ficaram curiosos sobre o processo artístico e as técnicas utilizadas por Gi. Foi emocionante perceber que a escola é consciente e aberta em relação às diferenças e questões de gênero”.
A artista Gi Brandão também elogiou a receptividade da escola e da diretora, reforçando o sucesso dessa primeira intervenção artística. Para Damata, o impacto da arte já é visível: “Muita cor e alegria passaram a fazer parte do ambiente escolar”.
O próximo mural será produzido pela própria Damata, entre os dias 24 e 28 de março, em Itaporã, após uma visita técnica realizada neste dia 20 de março. O projeto integra o Edital nº 11 – FCMS – Fomento de Ações Culturais da Lei Paulo Gustavo, que prevê a criação de murais artísticos em escolas públicas e estaduais.
E, se você deseja acompanhar o desenvolvimento do projeto, basta seguir o perfil @coranteproducoes nas redes sociais e apoiar a arte e os artistas independentes que tornam possível essa transformação por meio da arte urbana.
(Por Elisa Lorini, da assessoria)