Rondonópolis mobilizou para mostrar luta contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Uma caminhada pelas ruas centrais da cidade de Rondonópolis marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente.
A caminhada foi coordenada pela rede de proteção, formada por organismos públicos e privados que mantém vigilância em defesa dos direitos da criança e do adolescente no município.
Representantes de diversos segmentos usaram a palavra para destacar a importância da cruzada contra este crime, que não raro acontece dentro de casa, praticado por “amigos” da família ou por membros dela, que deveriam proteger e não abusar.
A Juiza da Vara da Infância e Adolescência de Rondonópolis citou em seu discurso que o evento era para denunciar os abusos e, ao mesmo tempo, reforçar o trabalho de combate e proteção. No entanto, ela disse que gostaria que nos próximos anos este tipo de evento comemorasse a redução de casos e não o seu aumento.
Denúncia
Em todo o país o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Ele funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive, aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago +55 (61) 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico:disquedenuncia@sedh.gov.br