Rondonópolis realizou encontro no Dia de Luta da Pessoa com Deficiência
O município de Rondonópolis não ficou de fora das discussões das problemáticas que os deficientes enfrentam diariamente. Durante três dias, o Núcleo dos Conselhos sediou palestras educativas e também de discussão das questões relativas ao desrespeito aos direitos conquistados. As palestras foram coordenadas pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que tem na presidência o cadeirante Marcelo Ferreira de Almeida.
Conforme Marcelo, nos três dias de discussões foram abordados importantes temas de interesse dos deficintes, despertando a necessidade da luta e sensibilizando outros setores importantes. “Foi muito importante para que a gente pode escancarar os problemas e gritar por respeito aos nossos direitos”, observa Marcelo.
Além de cadeirantes, as atividades tiveram intensa participação de surdos. Com a ajuda da interprete Elaine, eles receberam tradução simultânea pela Lingua Brasileira de Sinais (Libras) das palestras de profissionais de saúde e de representantes das entidades representativas dos deficientes.
Conforme José Pereira Junior (Juninho), gerente do Núcleo de Conselhos, as atividades contaram com a participação de aproximadamente 150 pessoas nos três dias de atividades. Ele destacou a presença do prefeito Zé Carlos do Pátio e os avanços que estão sendo buscados para garantir direitos da pessoa com deficiência. Juninho também afirmou que o evento serviu para fortalecer o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.