Rondonópolis recebe representante da ONU nesta quinta-feira em evento da Unemat
A Unemat Rondonópolis e parceiros realizam nesta quinta-feira (18), às 18h30, no auditório central da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), evento que contará com conferência com a pós-doutora Mariana Ribeiro Santiago (na foto em destaque com o professor Éverton). Ela é pesquisadora, membro do projeto da ONU- Projeto Harmony with Nature e docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito da Unimar.
O Encontro visa proporcionar um espaço de construção e reconstrução de saberes e vivências, a partir e além da academia, que possam contribuir para reflexões e ressignificações com foco na harmonia com a natureza, sob a visão paradigmática dos Direitos da Natureza.
Rondonópolis, intitulada cidade do agronegócio, está localizada em um território privilegiado, nas fronteiras entre o Cerrado e o Pantanal, tendo o Rio Vermelho e seus afluentes importância crucial na vida e em todo o ecossistema que deságua na maior planície alagada do mundo, o Pantanal mato-grossense, intitulado pela Unesco como patrimônio natural da humanidade e reserva da biosfera.
O coordenador do evento, professor doutor Éverton Neves, que também é coordenador do curso de Direito da Unemat e do grupo de pesquisa da Unemat/Cnpq, destaca que o encontro inaugura os trabalhos de projetos de extensão e pesquisa entre a Unemat e parceiros com ênfase nos Direitos da Natureza, os direitos do Pantanal, os rios mato-grossenses e a agenda pública. Conforme o professor, o evento tem objetivo de também analisar as políticas públicas mato-grossenses, realizar intervenções e recomendações propositivas, a partir e além das dimensões da ecologia jurídica. “O evento inicia um movimento para que os representantes locais e regionais e sociedade civil organizada entenda a importância de se normatizar os Direitos da Natureza, tornando Rondonópolis a 10 ª cidade no país que reconheça o princípio da harmonia com a natureza, sua titularidade e direito inato de existir, por meio de emenda à lei orgânica e de outras leis que auxiliem na concretização de políticas públicas sobre o tema”.
O planeta, o ecossistema e tudo que está contido é a “casa comum”, sendo urgente a promoção da harmonia com a natureza em face dos modos de ser e estar no mundo. No contexto mato-grossense (cenários de três biomas, quais sejam: Cerrado, Amazônia e pantanal), é urgente fazeres interconectados na teia maior da vida, do planeta, com respeito e harmonia centrados em uma visão na Terra, pela justiça e o bem viver da sociedade contemporânea, em que abre possibilidades e dimensões outras, como o ecocentrismo, biocentrismo, ética da Terra e outras possibilidades de compreensão de viver com/junto a natureza. “Será um marco para nossa cidade receber a professora e pesquisadora, membro do projeto da ONU- Projeto Harmony with Nature, doutora Mariana Ribeiro Santiago para que no dia 18 de maio. É com alegria que já iniciamos os diálogos com NEABI/UFR, NUEPE/UNEMAT, ESA OAB/MT, 1ª Subseção de Rondonópolis, OAB/MT, Seciteci, Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Procuradoria-Geral do Município, Câmara Municipal de Rondonópolis, Coletivo Herdeiras do Quaritere, Instituto Professora Coraci e outras instituições para somar esforços em prol da pauta”, cita Éverton
(Por Erik Valeriano, da assessoria)