Sabor do mato, grupo faz frutos do Cerrado virarem pães, licor e até paçoca
Do mato para a mesa, frutos do Cerrado são ingredientes principais para produzir pão, licor e até paçoca no assentamento Andalúcia, que pertence ao município de Nioaque. O local fica a 220 quilômetros de Campo Grande e os moradores se uniram para preservar o meio ambiente e terem uma vida mais sustentável.
“A gente precisa gerar renda e ao mesmo tempo discutir a importância da preservação do meio ambiente, dos recursos naturais. Temos essa proposta de unir sustentabilidade e alimentação saudável. Também é um apelo que fazemos para despertar a sensibilidade para incluir esses frutos no habito alimentar”, explica Rosana Claudina da Costa Sampaio.
Ela é diretora do Ceppec (Centro de Produção Pesquisa e Capacitação do Cerrado) e com a ajuda da comunidade cuida da natureza. “Trabalhamos com essa ideia desde 2005 e fizemos uma parceria com o Ecoa (Ecologia em Ação)”, conta.
A proposta é incentivar a mudança no comportamento da população, na forma que tratam as questões ambientais, valorizando os recursos hídricos, as árvores nativas e o solo. “Tem família que atua na proteção e isolamento das nascentes, outras cuidam das plantas e da terra”, relata Rosana. Desde o projeto iniciou, os moradores passaram a ter atitudes mais conscientes.