Sanesul anuncia obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Vicentina
O Governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), anunciou, nesta sexta-feira (14), obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário na cidade de Vicentina, evento que contou com a presença do governador Eduardo Riedel, parlamentares, secretários estaduais e municipais.
Durante a cerimônia, também foi entregue a reforma e ampliação do escritório de atendimento ao cliente da Sanesul na cidade.
Na ocasião, o gerente regional da Sanesul em Dourados, engenheiro Klinger Rodrigues Pires Junior (assinando ordem de serviço na foto em destaque), representou o diretor-presidente da estatal, Renato Marcílio.
A ampliação do sistema de esgotamento sanitário incluirá a construção de uma ETE (Estação Elevatória de Esgoto) e possibilitará a ligação de mais novos domicílios, reforçando a infraestrutura urbana da cidade.
O prefeito de Vicentina, Cleber Dias, destacou a importância da parceria entre os poderes públicos para a realização das obras e o avanço da infraestrutura da cidade. “Obrigado pela força e pelo empenho de todos para que os serviços públicos não parem e para que os investimentos em Vicentina permaneçam”, afirmou o prefeito.
As obras integram o compromisso do Governo do Estado e da Sanesul em ampliar a cobertura do saneamento básico e melhorar a qualidade de vida da população, garantindo mais saúde e desenvolvimento para o município.
UNIVERSALIZAÇÃO
O governador tem reforçado sua dedicação ao cumprimento das metas de universalização do esgotamento sanitário, conforme estabelecido pelo novo marco legal do saneamento. A gestão estadual tem trabalhado em parceria com a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal, como parte da PPP (Parceria Público -Privada), para antecipar as metas e garantir que mais cidades sejam beneficiadas com infraestrutura moderna e eficiente.
A universalização do esgotamento sanitário é uma prioridade para o governo, que busca acelerar os investimentos necessários para que Mato Grosso do Sul esteja entre os estados com maior cobertura de saneamento no país. O objetivo é melhorar os índices de saúde pública, reduzir impactos ambientais e proporcionar qualidade de vida à população.
O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, já destacou em outras ocasiões que a empresa está comprometida com o planejamento estratégico do governo estadual. Ele reforça que os investimentos contínuos no setor são fundamentais para garantir que todos os municípios atendidos pela Sanesul alcancem a meta de 90% de cobertura de esgoto antes de 2033, prazo estabelecido pelo marco regulatório.
Atualmente, a cobertura de esgotamento sanitário nos 68 municípios onde a empresa opera é de 64,91%, e a meta é avançar rumo à universalização antes do prazo estabelecido pela legislação.