Saúde: Cuidados com a postura podem evitar lesões graves
Durante nossa rotina diária de atividades, cuidar da postura muitas vezes passa despercebido. O aumento de pessoas trabalhando em home-office durante o período da quarentena, trouxe um novo alerta para a saúde pública, um problema que acomete grande parte da população, que são as dores lombares.
Quando trabalhamos dentro de uma empresa, ela tem por obrigação dar condições adequadas para o colaborador trabalhar de maneira correta e confortável. Empresas investem em ergonomia, que é uma ciência que busca entender a relação do homem com as condições de trabalho, estabelecendo normas para melhorar esse relacionamento. Na prática, ela estuda o perfil da população e elabora medidas para reduzir os riscos, atuando tanto no ambiente (melhorando condições do espaço físico da empresa) quanto na organização dos processos.
Já quando estamos trabalhando em casa, essa preocupação nem sempre existe e as condições não são adequadas, facilitando assim a permanência numa má postura durante um longo período.
Mas problemas posturais também podem ser causados por outros motivos, como atividades físicas mal executadas, tarefas do dia-a-dia que forçar os membros e movimentos repetidos.
O fisioterapeuta Dr. Daniel Oliveira, explica que “A função principal das posturas é ajudar-nos a realizar as nossas atividades de vida diária, ou até mesmo físicas, com o menor gasto energético possível. Dessa forma, temos que a postura e o movimento estão intimamente relacionados.”
A boa postura ou postura padrão serve para padronizar o alinhamento postural durante a avaliação. O alinhamento padrão ideal é baseado em princípios científicos válidos e fundamentados, envolvendo uma quantia mínima de esforço e sobrecarga, e conduz à eficiência máxima do corpo.
Na postura padrão, a coluna encontra-se com as curvaturas normais e os ossos dos membros inferiores em alinhamento ideal para sustentação de peso. A pelve neutra conduz ao bom alinhamento do abdômen e do tronco. O tórax e a coluna superior devem estar em uma posição que favoreça o funcionamento ideal para os órgãos respiratórios. A cabeça fica ereta em uma posição bem equilibrada, que minimiza a sobrecarga sobre a musculatura cervical.
Dr. Daniel tem formação em Quiropraxia Clínica, Pós graduação em Traumatologia, Ortopedia e Reabilitação Esportiva, especialização em Geriatria e Gerontologia e em Gestão em Serviços de Saúde. Ele explica que é comum em seus atendimentos os pacientes reclamarem de dores na coluna e que uma das principais causas é a má postura. “As dores na coluna ocorrem normalmente em consequência de má postura, sedentarismo, atividades físicas realizadas de maneira incorreta, pequenos traumas, rotina estafante, falta de alongamento e obesidade. Todas essas causas poderiam ser evitadas por meio de hábitos de vida saudáveis.”, diz o fisioterapeuta.
Que tipo de lesões a má postura pode causar?
Muitas pessoas que trabalham em escritórios ou que desenvolvem movimentos específicos com as mãos ou com o corpo podem desenvolver lesões posturais. Um bom exemplo disso é quem passa muitas horas à frente do computador e executa movimentos repetitivos com as mãos e punhos, além de permanecer horas sentado. Algumas lesões posturais são bastante comuns, como:
Lesões por esforços repetitivos (LER) – são distúrbios ou doenças do sistema musculoesquelético que atingem principalmente os membros superiores. São causados, na maioria dos casos, pela repetição de movimentos. Alguns de seus sintomas são dor, formigamento, sensação de peso e fadiga, principalmente nos ombros.
Lombalgia – caracterizada por dor na região lombar. Nos casos agudos, é normalmente confundida com um “mau jeito” nas costas. Quando a lombalgia é crônica, o incômodo é menos intenso, mas quase permanente.
Síndrome do impacto do ombro – trata-se da compressão do tendão do músculo do ombro. Causa bastante dor ao levantar ou abaixar o braço.
A saúde da sua coluna começa com a postura correta.
Para evitar as dores relacionadas à má postura, ou até mesmo complicações na lombar, Oliveira trouxe dez dicas importantes para proteger a sua coluna:
1– Ao se deitar de lado, coloque um travesseiro entre a cabeça e o ombro e outro entre as pernas;
2– Ao deitar de barriga para cima, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos e outro embaixo da cabeça;
3– Evite dormir de bruços, pois além de forçar a coluna, dificulta a respiração;
4– Flexione as pernas para elevar um objeto pesado do chão;
5– Use um colchão ortopédico ou semi-ortopédico, de acordo com o seu peso e altura;
6– O travesseiro não deve ser muito fino nem muito macio, para não alterar a curvatura da coluna; o ideal é que seja da altura entre a cabeça e o ombro;
7– Ao ficar de pé, contraia os músculos da barriga e das nádegas periodicamente; utilize esta técnica de relaxamento quando quiser aliviar dores;
8– Ao trabalhar em frente a uma mesa, ou digitando no computador, mantenha as costas retas, apoiadas no encosto da cadeira; manter as pernas debaixo da mesa, evitando cruzá-las.
9– Não carregue mochilas ou sacolas, com o peso de um só lado. A mochila deverá ser apoiada nos dois ombros e as sacolas, divididas nas duas mãos;
10– Evite trabalhar com o tronco totalmente inclinado durante as atividades domésticas.
“Na maioria dos casos, a dor na coluna está relacionada à má postura e a contraturas musculares de rápida resolução. As dores persistentes, relacionadas a doenças mais sérias, são bem menos frequentes na população. Uma boa conversa e exames físicos e de imagem são necessários em alguns casos para confirmar o diagnóstico e determinar tratamentos, em caso de dúvidas procure ajuda especializada.”, aconselha Daniel.
A prevenção é a melhor forma de evitar sofrimento com dores na coluna ou desenvolver problemas ainda mais sérios. Fique atento a sua postura!
Siga o Dr. Daniel Oliveira (13/288772-F) nas redes sociais @danieloliveir6. (Kamila Rios)