Saúde recupera tenda da barreira sanitária para vigilância continuar em Jateí
A Prefeitura de Jateí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, acabou de finalizar os trabalhos de recuperação da barraca instalada na entrada da cidade, que se transformou em referência de vigilância no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Os reparos foram necessários por conta dos estragos provocados pelo temporal da semana passada, quando a força dos ventos arrancou e acabou arremessando a estrutura.
A tenda abriga a Central de Monitoramento de Jateí, onde os profissionais aferem a temperatura de quem está em trânsito, bem como sua origem e destino. “O objetivo é monitorar para não deixar o vírus circular. Se a força-tarefa notar alguma alteração ou for informada sobre sintomas, a recomendação é colocar a pessoa em isolamento para investigar e fazer a testagem”, informa Célio Balasso, secretário municipal de Saúde.
O secretário disse também que o prefeito Eraldo Leite determinou vigilância total quanto ao perigo da disseminação do vírus no município. “Estamos em um monitoramento constante, com uma força-tarefa de prontidão para manter a situação controlada em Jateí”, enfatizou Célio.
Além da central de monitoramento na entrada da cidade para aferir a temperatura de quem transita pelo município, a Prefeitura também faz a desinfecção diária de ambientes públicos e privados na área urbana. Outra ação é a testagem sistemática do pessoal da linha de frente e também àqueles que fazem deslocamento de outras localidades para trabalhar em Jateí.
O aparente controle sobre o vírus em Jateí não é motivo de acomodação quanto ao perigo da doença. Por isso, o prefeito Eraldo Leite determinou que os trabalhadores da linha de frente se mantenham mobilizados contra o vírus. Ele não descarta, inclusive, endurecer com medidas restritivas contra aglomerações.