Sem bombeiros, Tesouro forma sua brigada contra incêndio
Tesouro é um pequeno município na região sul de Mato Grosso que luta para garantir o mínimo de qualidade de vida e estrutura básica de sobrevivência de seus habitantes. Como a cidade não tem Corpo de Bombeiros, o município acaba de formar sua própria brigada contra incêndio, que já está de alerta em função do período de estiagem e seca prolongadas.
Mato Grosso é um dos estados campeões em queimadas criminosas – aquelas que não são controladas e autorizadas – e este tipo de delito aumentou 20% nos últimos dois anos e é a maior devastação dos últimos 30 anos. A formação do grupo de bombeiros civis em Tesouro aconteceu no mês passado e as aulas foram ministradas pelo professor Wagner Vilela.
Além da formação da brigada contra incêndios de Tesouro, o objetivo do curso é o de preparar estes moradores para o mercado de trabalho, na condição de bombeiro civil. A realização do curso foi uma parceria criada entre a paróquia Santa Terezinha, Prefeitura de Tesouro, Sindicato Rural de Guiratinga e Senar Mato Grosso.
Somente neste ano de 2021, Mato Grosso teve mais de 740 mil hectares de áreas atingidas por incêndios florestais entre janeiro e 13 de julho deste ano, conforme análise feita pelo Instituto Centro de Vida (ICV) com base em dados do sistema da Nasa.
A área equivale a quase cinco vezes o município de São Paulo, que tem cerca de 150 mil hectares. De acordo com o levantamento, do total da área atingida, 76 mil hectares foram atingidos no período proibitivo do uso de fogo, iniciado no dia 1º de julho, e somam o equivalente a 10% de toda a área queimada.