SEM PRECONCEITO: CÂMARA DE RONDONÓPOLIS PÕE A IGUALDADE RACIAL EM CAMPANHA

Acima, o marrom e empoeirado “Sujismundo” e, abaixo, o “Limpinho”, personagens de cartilha e da campanha  publicitária “Cidade Limpa”, da Prefeituraq de Rondonópolis

Ao contrário do que ocorreu com a Prefeitura de Rondonópolis recentemente, a Câmara de Vereadores de Rondonópolis está dando exemplo da diversidade racial e cultural. É que o Legislativo está com campanha publicitária nos veículos de comunicação onde contratou personagens da raça negra e branca como protagonistas nos materiais nas peças de vídeos, folders e banners eletrônicos. A campanha foca o trabalho dos vereadores rondonopolitanos na fiscalização dos interesses da população, convocando-a para sua participação nas sessões e ações da Câmara. No material, aparecem três personagens, sendo um casal de negros.

Beleza Negra de Rondonópolis é uma das estrelas da campanha publicitária da Câmara de Vereadores de Rondonópolis
Em março deste ano, a Prefeitura de Rondonópolis cometeu sério deslize ao não observar aspectos visuais apontados como preconceituosos contra a raça negra. Numa campanha publicitária denominada “Cidade limpa, qualidade de vida e povo feliz”, a Prefeitura acabou por caracterizar um personagem negro como sujo e um branco como limpo. A publicação foi em cartilhas, distribuídas inclusive em escolas. No material, o personagem “Sujismundo” tinha aspectos de negro e o “Limpinho”, de branco. Imagina as crianças negras, o que devem estar vivenciando de bullyng e racismo nas escolas por conta desta campanha? Não se pode criar uma campanha desse porte desqualificando uma etnia pela cor da pele”, afirmou uma nota de repúdio da Unegro Pantanal Rondonópolis, que é o instituto de negros e negras pela igualdade.
A entidade condenou de forma veemente a forma como a composição racial foi abordada na campanha e considerou como intolerável o ato de racismo institucional. “Associar a imagem do negro como sujo, descuidado e sem higiene é sim uma atitude racista e não pode ser naturalizada a ponto de uma instituição publica como uma prefeitura fazer uma campanha em nível municipal sem pensar nas conseqüências de tal atitude para a população negra”, afirmou a nota. A reação da entidade ganhou repercussão local e estadual, sendo veiculada nos principais meios de comunicação do MT.
Na época, o secretário municipal de Meio Ambiente de Rondonópolis – orgão oficial a quem cabe o trabalho de educação ambiental –  informou que o material foi produzido pela Secretaria de Governo (ligada diretamente ao gabinete do prefeito José Carlos Junqueira de Araújo), por meio da gerência de Comunicação da Prefeitura. A secretária de governo Mara Gleibe Ribeiro Clara da Fonseca foi acionada no seu telefone institucional, mas não atendeu e nem retornou ligações da imprensa para dar explicações. Sobrou para o gerente de comunicação distribuir nota nos veículos vinculados à Prefeitura, afirmando que o negro da cartilha era na verdade “marron” e “empoeirado”.
De olho na repercussão negativa na campanha da Prefeitura, a Câmara de Rondonópolis tomou o devido cuidado na elaboração da peça publicitária dirigida à população, respeitando a diversidade étnica rondonopolitana e brasileira, formada em sua maioria por negros e pardos. Uma das “estrelas” da campanha da Câmara de Vereadores de Rondonópolis é a jovem Talita Santos, Beleza Negra de Rondonópolis 2019.
(Fonte: Gazeta MT com redação) 
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