Sessão Azul no cinema em Dourados promove inclusão de autistas

Ao lado do filho Juliander e da esposa Eliane, vereador Cemar (d) destaca lei da inclusão dos autistas de Dourados e região

As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de Dourados e região, terão sessões adaptadas de cinema. A primeira sessão inclusiva de 2023  acontece neste sábado (28) às 14h, no Shopping Avenida Center, com o filme Gato de Botas 2 (foto em destaque).

O projeto de sessão adaptadas para autistas foi aprovado na Câmara de Dourados, por intermédio de projeto do  vereador Cemar Arnal oferece uma sala adaptada para receber as crianças autistas, com as luzes parcialmente acesas, som moderado e livre acesso para a platéia poder andar, dançar, falar ou cantar à vontade, como uma extensão ao trabalho terapêutico. Além disso, não há exibições de trailers e anúncios comerciais a não ser que façam parte do filme.

Integrar culturalmente crianças com deficiência pode ser mais difícil do que se imagina. Quando o assunto é autismo, a situação se complica ainda mais. Coisas simples, como ir ao teatro ou uma sessão de cinema, se tornam tarefas muitas vezes impossíveis. A agitação e os movimentos repetitivos, são empecilhos para as pessoas que possuem o espectro autista curtirem uma programação cultural.

Pensando na falta de opções, o vereador Cemar Arnal  criou a  lei da Sessão Azul, que promove sessões especiais no cinema de Dourados, com as adaptações e condições necessárias para o maior conforto dos autistas.

Sobre o filme – Gato de Botas 2 : O Último Pedido’, o protagonista descobre que sua paixão pela aventura cobrou seu preço: ele já gastou oito de suas nove vidas. Então, ele parte em uma jornada épica para encontrar o mítico Último Desejo e tentar restaurar as suas nove vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *