Sessão de cinema: Idosos de Jateí também tem acesso à Sétima Arte
A Prefeitura de Jateí mantém programas e ações permanentes de apoio, atenção, acolhida e assistência à pessoa idosa, sendo referência na região e no Estado de MS. Esta prioridade da atual gestão municipal está estampada na quantidade de políticas públicas direcionadas aos idosos, que são coordenadas pela Secretaria de Assistência Social, visando atenção e assistência integral aos idosos jateienses.
Uma das mais recentes ações desenvolvidas no município foi uma sessão de cinema, opção de entretenimento presente apenas nos grandes centros. Considerada a “Sétima Arte” desde 1.911, o cinema precede na lista junto com a pintura, escultura, música, literatura, dança e arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.
O Projeto Conviver levou o cinema até Jateí para comemorar o Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho. A sala de exibição do filme foi o confortável auditório do Centro Cultural José Jorge Leite.
Os idosos do município – incluindo os da gleba e do distrito de Nova Esperança – desfrutaram de tudo que a melhor sessão de cinema pode oferecer, com direito a pipocas, salgados e guloseimas. Teve até sorteio de brindes entre os presentes, além de muito carinho e atenção.
O evento foi prestigiado pelo prefeito Eraldo Jorge Leite e primeira-dama Maria Aparecida Neres Leite que, ao lado vice-prefeita Cileide, reforçaram o compromisso da administração para com a pessoa idosa de Jateí. “Apoiamos e incentivamos todas as atividades direcionadas a este público, que é sinônimo de uma vida de trabalho prestado no nosso município e representa, acima de tudo, parte de sua história”, afirma Eraldo, ao falar das políticas públicas para a pessoa idosa de Jateí.