Sistema integrado ajuda pecuaristas na gestão do rebanho
O valor da Produção Agropecuária fechou 2022 em R$ 1,189 trilhão, o resultado representou o segundo maior em uma série de 34 anos. Deste montante, a pecuária foi responsável por R$ 374,27 bilhões, o que comprova a importância da criação de gado na economia brasileira. Para os pecuaristas continuarem se destacando como protagonistas no cenário mundial principalmente na exportação de carnes, é fundamental organização, ou seja, eficiência não somente no manejo, mas também em toda a gestão da fazenda.
Independentemente qual seu o foco da atividade da fazenda (cria, recria, engorda), é preciso buscar ferramentas eficientes para que cada animal do plantel expresse o máximo de seu potencial produtivo com foco na conversão dos investimentos em resultados. Segundo Lucas Saladini Toledo Veiga, engenheiro agrônomo, especialista em produção animal e consultor de pecuária e agrícola da GAtec, empresa que realiza, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão agroindustrial, atualmente existem disponíveis no mercado soluções tecnológicas muito eficientes.
Umas delas, muito útil aos pecuaristas, é a de Manejo e Movimentação, uma funcionalidade disponível no software de gestão da GAtec que gera praticidade, segurança e controle na entrada e saída dos animais. O sistema funciona como uma plataforma inteligente de dados e informações. Ou seja, é como se o produtor tivesse, à sua disposição, um novo departamento de gestão, trabalhando em tempo real. “A cada nova entrada, os cálculos são realizados automaticamente e todo o sistema é atualizado com os novos resultados. É um método de automação da sua gestão”, diz o engenheiro agrônomo.
O grande diferencial dessa ferramenta é que o controle da movimentação pode ser realizado tanto por animais individualizados quanto por lotes. “Ao identificar cada animal, o produtor consegue ter dados precisos para comparar aqueles mais eficientes dentro de cada lote, como por exemplo, melhor conversão e ganho de peso”, destaca Veiga.
Na movimentação de entrada dos animais na fazenda, a ferramenta possibilita, por exemplo, classificar os bovinos por nascimento, raça, data da compra, entre outros. Já na movimentação de saída, como abate, que também pode ser individualizado ou não, a tecnologia fornece ainda dados ao produtor de toda a parte financeira, informações como o valor da arroba que foi acordado, seja para abate ou venda, cotação, entre outros. “No caso de comercialização para frigorífico o software permite colocar informações de extrema relevância, como rendimento de carcaça de cada animal abatido”, acrescenta o profissional.
Reprodução – Outro destaque dentro das soluções para pecuária da GAtec é em relação a uma importante etapa de uma fazenda: a reprodução. Utilizando a ferramenta o pecuarista conseguirá cadastrar a estação de monta por data, ou seja, início do período, quando será a cobertura, nascimento dos animais até o término do desmame.
A solução também disponibiliza controle de Inseminação e Inseminação Artificial Tempo Fixo (IATF), rastreabilidade genética, Índices de Prenhes e até nascituro. “É uma ferramenta muito importante e completa, desenvolvida aos pecuaristas que buscam ter todos dados e informações sobre seu rebanho. Conseguimos com nossas análises identificar os animais mais eficientes e que consequentemente podem gerar mais ganhos a propriedade”, reforça Veiga.
Os produtores interessados, basta entrar em contato com a GAtec que a equipe técnica e comercial passará todas as instruções. A empresa também promove treinamentos de ponta a ponta ao cliente e sua equipe, respeitando o negócio, ensinando como utilizar o sistema e quais informações a ferramenta pode proporcionar à fazenda. (Da assessoria/Ruralpress)