Startup brasileira constrói condomínio de luxo em contêiner em Portugal
PROJETO DE CONDOMÍNIO DE LUXO EM CONTÊINER EM CONSTRUÇÃO EM PORTUGAL
Imóveis em contêineres são tendência em construção sustentável há dez anos. Hoje, contudo, essas habitações também se tornaram referência em arquitetura e design — agregando os conceitos ecologicamente responsáveis a procedimentos de construção mais modernos.
Em Lisboa (Portugal), um projeto de condomínio de luxo — com lançamento previsto para 2020 — deverá questionar os que consideram essas moradias carentes de acabamento final ou produto de moda passageira.
Para ser considerada de luxo, cada unidade do futuro condomínio lisboeta deve contar com totens para recarga de carro elétrico, sistema de reaproveitamento de água e monitoramento por câmeras com acesso por smartphone. Além disso, as casas serão entregues com acabamento final e eletrodomésticos — o morador deverá comprar apenas os móveis.
A startup recebeu convite para replicar o projeto construtivo de Portugal no Brasil, mas ainda não há contrato fechado, afirma Lemes.
“Não vendemos imóveis, vendemos tempo. Temos um método toyotista [produção industrial sem desperdício] de construção. Uma casa de alto padrão, por exemplo, é entregue em dois meses”, exemplifica o empresário.
De acordo com o executivo, o metro de imóveis em contêiner costuma ser 35% mais barato do que o de modelos tradicionais [alvenaria], por conta da rapidez na execução, economia com material de construção e reaproveitamento de água. “Para cada 10 caçambas de lixo que a construção tradicional gera, produzimos uma”, calcula ele.
(Fonte: Época Negócios/sindicolegal)