Tesouro: Padre coordena projeto de inclusão em educação
Tesouro, pequeno município na região sul de Mato Grosso, tem diversos projetos de inclusão social, a partir de iniciativas da igreja católica local. Os projetos tem a coordenação da Paróquia Santa Terezinha, com a direção do padre Wender Silva Santos. O mais recente projeto a ser colocado em prática é um cursinho preparatório para vestibular direcionado principalmente para os adolescentes e jovens que focam o ingresso no ensino superior.
Denominado “Padre Sebastião Arantes”, o projeto de inclusão para educação em Tesouro vai iniciar as aulas no próximo dia 12 de julho, no auditório da paróquia. Com o objetivo de preparar os alunos para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares, o cursinho pré-vestibular será administrado pelos professores Nelson Santos Neto e Ieda de Souza Moraes, com a colaboração de outros profissionais da educação local.
Conforme o padre Wender, as aulas do cursinho serão ministradas inicialmente toda sexta-feira, das 18h às 20h, nas dependências da igreja matriz de Tesouro. A coordenação do curso decidiu não limitar a quantidade de vagas e se houver a necessidade, a coordenação pode estender as aulas preparatórias para outros dias da semana. “O objetivo é preparar nossos jovens para um futuro com educação superior, de preferência a conquista da tão sonhada vaga em universidade pública”, pondera o sacerdote.
De acordo com o padre, o cursinho quer oportunizar o amplo acesso dos interessados a processos educativos de preparação não somente para a prova do ENEM, mas também a outros concursos. “Com mais este projeto, estamos reforçando o papel de responsabilidade social da paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, como promotora da ampliação do acesso ao nível superior”, explica Wender, acrescentando que o curso também vai auxiliar o estudante a se tornar um leitor autônomo e produtor de textos.
Padre Wender comentou ainda que aulas serão realizadas até o final do ano, quando acontecem os exames para ingresso nas universidades. Nesta segunda-feira (5/07) aconteceu a reunião para definir os últimos detalhes para início das aulas. “Estou agradecido e empolgado com mais este projeto de nossa paróquia, porque sou testemunha da motivação e empolgação das pessoas envolvidas em sua execução”, enfatizou.