DESTAQUEGERALSUSTENTABILIDADE

Tradição que atravessa o tempo: Luzes e presépios anunciam a chegada do Natal

Anunciar o mês em que o amor e a bondade se fortalecem nas casas e nos corações de homens e mulheres de boa vontade. Assim é dezembro, cujo dia 25 é atribuído ao nascimento de Jesus Cristo, referência de crença e fidelidade religiosa pela comunidade católica em todo o mundo.

No Brasil, a tradição de se manter viva o clima de Natal sobrevive através dos tempos, com as famílias se preparando para receber convidados, especialmente os familiares para celebração intimista e cheia de significados, sendo a maior delas a união de seus membros.

Em Vicentina, uma casa em especial recebe uma decoração diferente nesta época do ano. Católicos praticantes, o casal Cláudio e Jacira Dias da Silva faz resplandecer o brilho do Natal, com muitas luzes espalhadas, dentro e fora da casa.

Além das luzes artificiais e velas que iluminam os ambientes no período noturno, um presépio também é montado para simbolizar o ambiente em que Jesus Cristo nasceu há cerca de 2030 anos, conforme estimativa de estudiosos.

Pesquisam apontam que a prática de montagem e significação do presépio foi iniciada por São Francisco de Assis em 1223, na Itália, para tornar o mistério do Natal mais concreto para o povo. 

Num trabalho que demanda tempo e dedicação, Jacira cuida pessoalmente do processo de montagem da decoração natalina que, quando finalizada, ocupa um tempo de pelo menos duas semanas para cuidar de cada detalhe, nas árvores, paredes e móveis.

Para finalizar o presépio na semana passada, por exemplo, Cláudio percorreu mais de 50 quilômetros até achar uma variedade especial de bambu para ornamentar o entorno da representação do ambiente em que Cristo nasceu.

Jacira e Cláudio comentam que essa tradição vem de décadas e era partilhada com os filhos Aldo, Cléber e Leonardo. Nos dias atuais, a decoração natalina encanta os netos, sem esquecer de mencionar a presença espiritual de quem partiu precocemente.

Na quinta-feira passada, quando foi finalizado o presépio coincidiu também com a chegada de um dos netos. Ao convidar para acender uma bola de Papai Noel, Jacira expressou sua inspiração para o trabalho decorativo. “É feito pensando neles”, apontado para Lucas, que naquele momento representava os demais netos e familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *