Unemat oferece curso gratuito de formação de leitores iniciantes
A Universidade Estadual de MT (Unemat) está com inscrições abertas para o curdo “Formação de Leitores Iniciantes: Leitura Guiada dos Livros da Série Pindorama”. O curso tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre jovens e abordar as múltiplas possibilidades de se pensar a literatura infantojuvenil, valorizando os personagens da nossa cultura e os autores brasileiros. No decorrer do curso serão realizadas leituras coletivas, debates e palestras.
Para a coordenadora do curso, professora doutora Fabiana Souza de Andrade, o projeto é uma oportunidade para a Universidade desenvolver extensão com impacto na sociedade, estamos incentivando a leitura e mostrando que é possível abordar a literatura de forma divertida e acessível, sem perder o seu potencial crítico e reflexivo.
Para essa primeira edição serão lidos os três volumes já disponíveis da série Pindorama, do autor Guilherme Viana e publicado pela editora Skull. Sendo eles “O tratado dos pés descalços”, “O segredo do Rio Amazonas” e “O reliquista das clareiras”.
A série Pindorama é uma fantasia nacional, com previsão de cinco volumes. No enredo principal tem a história de André, um menino de doze anos de idade, que sempre foi tratado com desprezo, ou excesso de cuidado, e tudo isso porque nasceu sem uma das pernas. Seu pai sempre se esforça para provar que ele pode ser tão feliz quanto qualquer jovem de sua idade e quando misteriosos fenômenos começam a acontecer, André descobrirá que sua história está ligada a personagens do folclore brasileiro.
Fazem parte da equipe organizadora do curso: representando a Unemat temos a bibliotecária doutora Fabiana Souza de Andrade, o supervisor de biblioteca João Cleito Oliveira de Souza e o professor mestre Everton Neves dos Santos (foto); da Seduc, de Alto Araguaia o diretor da E.E. Arlinda Pessoa Morbeck , o professor mestre João José Alencar e a professora de Língua Portuguesa Leisa Mara Baronas; da rede municipal de educação básica de Alto Araguaia a pedagoga e professora de letras Tatiana Carvalho Silva; e na equipe de tutoria e marketing digital as jornalistas e estudantes de licenciatura pela Unemat, Chaiani Rosso e Wanderléia Pereira da Silva.
O professor mestre e coordenador do curso de direito da Unemat/Rondonópolis, Everton Neves é um grande entusiasta da leitura, como ferramenta de inclusão.
O educador conta que o mundo das letras é responsável pelo desenvolvimento intelectual desde muito cedo. “Eu venho de uma família muito humilde, mas fui estimulado a estudar e ler muito. Foi através da leitura de uma infinidade de exemplares, que adquiri o gosto pelo conhecimento, pela busca de novas informações e assim não parei mais. Continuo um leitor assíduo e estou sempre estimulando meus filhos, mostrando sempre que por de trás de capa de uma revistinha em quadrinhos ou livro tem um mundo novo e pronto para ser explorado”, observa o professor Everton.
As reuniões do clube acontecem todas às quintas-feiras, das 15h40 às19h40, via link do Google Meet. As inscrições com direito a certificado de 60 horas para quem tiver 75% de presença estão encerradas. Mas, caso deseje assistir as próximas palestras podem enviar e-mail para nuepe.egm@unemat.br. Nesses casos poderá solicitar uma declaração de duas horas como participante a cada encontro que estiver presente. (Assessoria)