Unemat: Pendenga com prédio pronto e sem funcionar faz AL convocar responsáveis
O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou requerimento de convocação, nesta quarta-feira (19), em sessão plenária na Assembleia Legislativa de MT, para obter informações sobre a instalação do novo prédio da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Rondonópolis. O chamamento envolve o reitor da instituição de ensino superior, Rodrigo Bruno Zanin, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) de Mato Grosso, Maurício Munhoz e o prefeito de Rondonópolis José Carlos do Pátio (PSB).
O parlamentar requer esclarecimentos referente ao planejamento e instalação, como, também, se foi formalizada a doação ou cessão de uso do novo campus – entre o município e o Estado – já que ainda não foi ocupado pelos acadêmicos e docentes, sendo que temporariamente ocupam as instalações da Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva, no bairro Residencial Edelmina Querubim Marchetti.
“Neste requerimento, convocamos o reitor da Unemat e o secretário da Secitec e convidamos o prefeito Zé do Pátio e a secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Neiva de Cól, para sabermos como estão os trâmites do novo prédio de Rondonópolis que foi construído com a parceria entre o município e empresários da iniciativa privada. Tem vários estudantes fazendo manifestos e entraram em contato para que possamos intervir sobre a necessidade da implantação o mais rápido possível do campus”, informou o parlamentar.
Requerimento – Ele acrescenta que o funcionamento da nova sede da Unemat vai garantir uma biblioteca adequada para o atendimento aos acadêmicos e favorecer a promoção de mais cursos nos próximos anos. “Para termos mais avanços e melhorias para a Unemat, precisamos de forma definitiva, resolver essa questão do prédio. Tanto nós, os deputados, o Parlamento Estadual, o Governo do Estado e estudantes não sabem como estão os trâmites”, destaca Thiago Silva que pretende destinar mais emendas à instituição para garantir novos cursos para Rondonópolis.
Atualmente, os cursos oferecidos pela Unemat de Rondonópolis – que é uma extensão do campus de Alto Araguaia – contaram com parcerias e termos de convênios firmados, sendo cerca de 14 turmas conveniadas com o município e oito cursos implantados no município. No entanto, Thiago Silva chegou a destinar R$ 2 milhões para a criação de 100 vagas ao curso inédito de Jornalismo e mais 100 vagas para o curso de Direito.
A estrutura física da nova sede da Unemat vai contar com laboratórios, salas para desenvolvimento de projetos, de informática e de aprendizagem, setor administrativo, refeitório e auditório. Todo o processo de construção contou com a iniciativa da gestão municipal e de cinco empresas privadas.
Luta- Antes de ingressar na vida pública política, Thiago Silva liderou o movimento “Unemat Já” que reuniu estudantes, professores, líderes comunitários e a sociedade civil organizada, em 2010, para a solicitar a instalação de um campus da Unemat, em Rondonópolis. No ato, foram levantadas mais de 10 mil assinaturas e um grande manifesto nas ruas da cidade que reuniu milhares de pessoas. (Da assessoria)