União do Sanear, Prefeitura e Energisa ajuda moradores de baixa renda em Rondonópolis
Uma parceria envolvendo a Prefeitura, o Sanear, a Energisa está transformando as vidas de centenas de famílias no bairro Alfredo de Castro 2, a maioria chefiada por mulheres que são mães. Elas estão realizando o sonho de ter uma casa própria e lideram a consolidação desse bairro, que já nasce com asfalto, serviços de água, esgoto e coleta de lixo e energia elétrica.
O presente do Dia das Mães veio numa reunião que contou com as presenças do presidente do Sanear, Paulo José Correia, do gestor de relacionamento da Energisa, Cristiano Lima Tomaz, do representante da Sinfra, Bruno Castilho, e lideranças da comunidade (foto em destaque). O Sanear confirmou a liberação para uso da rede de esgoto e a Energisa anunciou a doação de 700 padrões de energia.
“O bairro já tem água tratada, ruas com asfalto, drenagem e estamos liberando agora as ligações à rede de esgoto para mais de duas mil famílias na região. Também vamos reforçar a campanha para habilitar a tarifa social”, disse Paulo José, referindo-se ao programa do Sanear que garante cobrança mínima aos pequenos consumidores.
A rede de energia foi construída pela Prefeitura com um investimento de cerca de três milhões de reais, mas muitas famílias não tinham recursos para comprar os padrões básicos – que custam cerca de R$ 1,2 mil.
“O prefeito solicitou e vimos a oportunidade de fazer essa parceria doando esses 700 os padrões para as famílias mais pobres. O cadastro será feito pelo município, sem nenhum custo para os moradores”, explicou Cristiano Tomaz.
As amigas Heloísa Pereira, 47, e Antônia Silva Santos, 38, comemoraram a notícia. Heloísa é mãe de três filhos e Antônia vende açaí nas ruas para garantir o sustento da filha de 16 anos, que cria sozinha. Elas vivem em moradias improvisadas, enquanto a casa de alvenaria não fica pronta. Com o orçamento apertado, ficaram aliviadas ao saber da parceria entre a Prefeitura e a Energisa.
“Vamos ter energia estável, vai ficar melhor para todos. Hoje muitos têm dificuldades até para conservar os alimentos”, diz Antônia. “Se cada um faz a sua parte e todos ajudam, é só colocar Deus na frente que a gente consegue as coisas. Sou muito grata”, completou.
Escolhida para falar em nome dos moradores, Roberta Gonçalves Borges, também manifestou gratidão. Com três
filhos pequenos, ela também é beneficiária do ‘Projeto Meu Lar’ e acredita que o próximo Dia das Mães já será comemorado na casa nova.
“Vou sair do meu barraquinho e ir para dentro da minha casa. Vai ser ótimo, eu adoro”, disse Roberta sem segurar o sorriso. Ela destacou a importância do apoio do Poder Público e das empresas privadas. “Se não tivesse apoio onde a gente estaria? Isso é muito importante, sou grata a tudo”.
O líder comunitário e suplente de vereador Idelvamar Menezes, conhecido como Nenzão, disse que o projeto está construindo 53 casas. Além do kit de construção doado pela Prefeitura, os moradores recebem materiais de construção doados por empresários. O município também ajuda fornecendo mão de obra de reeducandos.
“É uma parceria público-privada que está acelerando a realização de muitos sonhos. Felizmente temos uma gestão pública e empresários que se preocupam com a qualidade de vida de todos. Antes não sabíamos aonde essas famílias estavam. Hoje sabemos, elas têm nome e endereço”, destacou Nenzão.
(Da assessoria)