Variante turbinada da Gama já circula em MT e mais 6 estados
Uma versão “turbinada” da variante gama do coronavírus, que nasceu em Manaus já circula em Mato Grosso e mais 6 estados. A revelação foi feita por cientistas do Genov, um dos maiores projetos de vigilância genômica da América Latina e foi divulgada pelo portal Uol.
Os pesquisadores descobriram que a variante gama, que já chegou a ser chamada de P1, agora evoluiu e pode ser mais transmissível. A nova versão foi batizada de gama-plus e, segundo o Uol, possui alteração genética em uma região nobre (a posição 681), no chamado sítio de furina, que condiciona a velocidade com que o vírus entra nas nossas células. A variante Delta também carrega essa mutação.
A descoberta da gama-plus ocorreu durante análise de 502 amostras colhidas em maio de brasileiros infectados pelo Sars-CoV-2. Nelas, foram achadas 12 mutações diferentes das usuais. Em 11 delas, na posição 681 da sequência de 30 mil letras que escrevem a receita genética do vírus da covid-19, um “P” tinha sido substituído por um “H”.
Já na 12ª amostra havia um “R” no lugar do velho “P”, que é a mesma alteração da delta. Essas alterações foram encontradas em cinco amostras de Goiás; em duas de Tocantins; em uma de Mato Grosso, uma do Ceará, uma de Santa Catarina, uma do Paraná e uma do Rio de Janeiro. (RDnews/Uol)