Vereador cita necessidade de políticas públicas para ciclistas em Dourados
O vereador Laudir Munaretto (foto em destaque) realizou uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir o Plano Cicloviário de Dourados. O evento foi realizado na noite d quarta-feira (22) e contou com as presenças de autoridades e ciclistas que utilizam a bicicleta como meio de transporte, lazer ou esporte.
O objetivo da audiência foi promover discussões entre poder executivo, entidades e população para elaborar leis e ações que garantam maior segurança aos ciclistas da maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul.
A elaboração de um plano cicloviário garante a melhoria da qualidade de vida da população, da infraestrutura e da mobilidade urbana, além de valorizar e fortalecer a responsabilidade ambiental, incentivar o turismo, o lazer e a prática esportiva.
“O plano cicloviário de Dourados trará impactos positivos para a sociedade e para o meio ambiente em diversas escalas. Por isso, é primordial ouvir quem lida com o problema no dia a dia, a fim de construir ações efetivas para garantir a segurança no trânsito”, enfatizou Laudir.
Ainda na audiência, o vereador Laudir Munaretto apresentou uma indicação, que será encaminhada ao Executivo Municipal, solicitando a realização de estudos e posterior implantação de uma ciclovia paralela à BR-163, entre o Parque das Nações I e II e a JBS (Seara Alimentos Ltda.).
Há um grande número de trabalhadores da empresa que utilizam a bicicleta como meio de transporte para o local de trabalho, sendo que muitos residem no Parque das Nações I e II e adjacências, e o intenso movimento de veículos na rodovia coloca em risco aqueles que utilizam diariamente a via.
Além do propositor da audiência, presidente Laudir Munaretto, a mesa de autoridades foi composta pelo deputado estadual Renato Câmara; o procurador-geral do município Paulo Cesar Nunes da Silva; o secretário de Planejamento e Serviços Urbanos, Romualdo Diniz Salgado Júnior.
Também fizeram parte da mesa a diretora presidente da Agetran, Mariana de Souza Neto; a presidente do Instituto Emanuelle e fundadora do Movimento Bike Viva, Andréa Aleixo e o secretário de Obras Públicas Luis Gustavo Casarin.
A diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS também esteve presente na audiência pública, assim como os vereadores Olavo Sul, Jânio Miguel e Elias Ishy. (Assessoria CMD)