Vereador de Dourados propõe habilitação em Libras para servidor público
O vereador Cido Medeiros (DEM) apresentou, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, uma indicação que visa instituir a Política de Qualificação do Servidor Público Municipal para treinamento e habilitação em línguas de sinais, com o objetivo de assegurar aos deficientes auditivos o direito de serem atendidos por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as instituições públicas municipais de Dourados.
Segundo Cido Medeiros, a proposta que foi encaminhada à prefeita Délia Razuk (PTB) e a secretaria municipal de Educação. Os servidores habilitados nas unidades que possuem atendimento ao público receberão o devido treinamento, por meio de parcerias com instituições de ensino ou unidades próprias, de modo que não onere a administração municipal e, ao mesmo tempo, garanta o direito do cidadão com deficiência auditiva de ter atendimento e receber todas as informações necessárias por meio da linguagem apropriada.
“O objetivo é capacitar para o atendimento de pessoas surdas nas repartições públicas. Oportunizar que os servidores desenvolvam habilidades como a comunicação em Libras é assegurar que todos os segmentos da comunidade sejam atendidos pelo serviço público municipal”, justifica o vereador. “Seja com projeto de inclusão, ou socialização, para que a população possa ser atendida em todos os âmbitos do serviço público”.
(Assessoria)