Vereadora cobra pagamento de reajuste aos professores municipais de Rondonópolis
A vereadora Kalynka Meirelles (foto), da Câmara de Rondonópolis, cobrou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (18), o pagamento do reajuste do piso nacional dos professores da rede pública municipal. Com o aumento, o piso nacional dos professores subiu para R$ 4.420,55. Em 2022, o valor era de R$ 3.845,63. A correção é de 15%.
A portaria confirmando a correção foi assinada na segunda-feira (16) pelo Governo Federal e agora cabe à Prefeitura repassar o percentual para os educadores. “Pela arrecadação bilionária do município de Rondonópolis, o projeto do reajuste dos professores já deveria estar na Câmara. Nunca é demais lembrar que o prefeito foi professor da rede pública municipal e é professor licenciado da Unemat. Ele deve conhecer a realidade de quem trabalha com a educação e como esse aumento é importante para centenas de trabalhadores. Vamos cobrar celeridade no andamento desse projeto”, garante.
Kalynka ainda pontuou que o reajuste entrará na pauta de vários municípios de Mato Grosso na próxima semana. “Conversei com alguns colegas de outras cidades, que informaram que o aumento do piso dos professores é prioridade. Alguns prefeitos já iniciaram conversas com o parlamento para debater essa pauta tão importante. Espero que nosso município, segunda maior economia de Mato Grosso e que está entre os 100 ricos do Brasil, não fique para trás. Nunca é demais lembrar que o primeiro passo para valorizar a educação é reconhecer o trabalho dos profissionais que passam boa parte da vida promovendo a arte do ensinar e inclusão”.
O piso nacional dos professores é o valor mínimo que deve ser pago aos educadores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de no máximo 40 horas semanais. A Lei 11.738 de 2008, que institui o piso, estabelece que os reajustes devem ocorrer a cada ano, em janeiro. (Da assessoria)