Vereadora Lidiane Souza: Uma mulher de luta, mas sem perder a ternura jamais
O município de Tesouro tem força participação feminina na política e nos movimentos sociais. Umas das referências do empoderamento feminino tesourense é a Lidiane Souza, vereadora que está seu primeiro mandato mas que tem uma longa trajetória de lutas e conquistas, na vida e na comunidade.
Filha de Tesouro, Lidiane Souza aprendeu desde cedo que não existe vitórias sem lutas. Neste sentido, ela seguiu os passos da mãe e desde pequena ajudou nos afazeres de uma pequena horta nos fundos de casa, cujas vendas de verduras e legumes foram a base de sustentação econômica de toda a família.
Junto com sua mãe Dolores Dias de Souza (Dora) e sua irmã Selma – hoje professora – Lidiane também vendia peixes, pescados no Rio Garças. “Aprendemos a pescar desde cedo”, observa a vereadora, citando o fato de que é preciso incentivar as pessoas na busca por melhorias na vida.
“Dona Dora é a referência de minha vida, de luta e de amor ao próximo”, exclama orgulhosa Lidiane. “Ela nos dava o peixe, mas também nos ensinou a pescar”, enfatiza Lidiane, que com o tempo também passou a vender plantas e flores cultivadas no quintal de dona Dora.
Atendendo imposições profissionais, a guerreira Lidiane foi obrigada a deixar o município por alguns anos, focando também nos estudos. Aliás, a educação foi essencial para a evolução pessoal, profissional e política da vereadora tesourense. No campo profissional, ela se especializou no atendimento em laboratório de análises clínicas.
Como vereadora, a principal luta é para viabilizar opções de trabalho para a geração de renda. Ela usa o próprio exemplo de vida para inspirar outras pessoas a buscarem alternativas de sobrevivência com dignidade. “Somos capazes de produzir e gerar oportunidades para melhorar as condições de vida”, diz Lidiane.