DESTAQUEGERALSUSTENTABILIDADE

Vicentina: Casos confirmados de chicungunya assustam e gestão faz mutirão contra mosquito de 26 a 30

Ação de cada pessoa pode proteger a saúde dela, da sua família e de toda população

De 26 a 30 de janeiro, um grande esforço concentrado será realizado em Vicentina para reforçar as ações contra a dengue outras doenças. A nova gestão da Prefeitura de Vicentina está convocando toda a população para um grande mutirão de limpeza pra atacar o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zica vírus e a chicungunya. O município apresenta um quadro que já assusta, porque na primeira quinzena de  2o26 foram confirmados 11 casos de chickungunya, dos 18 notificados, estando dois em investigação e com cinco descartados.

O mutirão de limpeza conclamado pela Saúde é para que as pessoas façam a sua parte na eliminação de possíveis focos de transmissão de doenças, que são locais que podem acumular água, local de morada e multiplicação do mosquito. Por isso, é necessário tirar dos quintais e  e deixar do lado de fora das residências, pneus, latas e embalagens em geral que retém água. Equipes da Prefeitura vão passar recolhendo os materiais descartados que ameaçam à saúde coletiva todos os dias da próxima semana, a partir das 7h.

A Secretaria Municipal de Saúde reafirma que mantém trabalho permanente de vigilância epidemiológica de combate e prevenção às arboviroses, mas a guerra contra o mosquito necessita da ação direta da população, cuidando para não deixar recipientes que acumular água – como vasos de plantas – nas casas e nos quintais.

Cuidar para proteger – A principal forma de se prevenir contra dengue é reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, que é o responsável por transmitir o vírus. Eliminar o criadouro é fácil e pode ser feito em pouco tempo, adotando ações simples do cotidiano.

Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias sempre é importante, assim como cuidar as plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água. Realizar a limpeza regular da caixa d’água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada também entra nesta lista. O cuidado com a sua residência, terreno e lote vai fazer a diferença no combate à doença.

Outro ponto citado por especialistas é a verificação das calhas, retirando por exemplo folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr por elas. Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada, assim como eliminar entulhos do seu quintal. O pote de água para seu animal de estimação também deve ser trocado com frequência.

Ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos que possam acumular água ajudam no combate à dengue. Piscinas que não estiverem em uso podem ser cobertas para evitar a proliferação dos mosquitos. Tampar os ralos é mais uma medida recomendada.

Se tiver ocorrendo obras na residência sempre é bom estar atento a equipamentos como lonas, carrinhos de mão, betoneiras para não acumularem água. Na lista ainda aparece as limpezas da bandeja externa da geladeira e da bandeja coletora de água do ar-condicionado.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *