DESTAQUESUSTENTABILIDADE

Vicentina: Prefeito declara guerra contra mosquito, anuncia mutirão e convoca população

O prefeito Cléber Dias da Silva (foto em destaque) emitiu comunicado informando que o município de Vicentina está em estado de guerra contra o mosquito aedes aegypti – transmissor de doenças como a dengue, zika vírus, chicukungunya e a febre amarela urbana. Conhecidas como arboviroses, estas doenças possuem sintomas parecidos, mas com riscos e complicações diferentes e, em casos extremos, levar à morte.
Cléber foi acometido pela chicukungunya no começo deste ano, tendo que ficar cerca de uma semana fora do gabinete e vários dias sofrendo com as sequelas causadas pela agressividade da doença.
O prefeito se recuperou mas, infelizmente, Vicentina registrou duas mortes de pessoas idosas em decorrência do contágio pelo mosquito.
Ao declarar guerra ao mosquito, o prefeito anunciou um mutirão de limpeza e de varredura no município, que começa nesta segunda-feira (15) até sexta-feira (19).
Além da sede do município, o mutirão acontece também nos distritos de Vila Rica, São José e demais localidades.
Ao se posicionar como o soldado número na guerra ao mosquito, Cléber convoca toda a população vicentinens para fazer a sua parte nas casas, comércios e até mesmo na rua. A eliminação de locais que acumulam água e reproduzem o mosquito deve ser o foco de combate de todas as pessoas.
Conforme o prefeito, o mosquito não escolhe suas vítimas e ninguém está livre deste ataque, mas é possível prevenir com ações simples. “Se cada de um de nós fazer a sua parte, avançamos muito na proteção pessoal, das famílias e de nossa comunidade”, disse Cléber
Retirar para recolher – A ofensiva contra a dengue e demais doenças de 15 a 19 de dezembro espera contar com ajuda determinante da população. Para isso, o apelo é para que as pessoas retirem e coloquem nas calçadas de suas casas, entulhos e tudo que pode acumular água, como pneus, garrafas, latas, etc). As equipes da Prefeitura vão passar recolhendo tudo a partir das das 7h da manhã deste dia 15.
Para ajudar a população neste esforço concentrado, a Prefeitura vai recolher o entulho onde as pessoas fazerem a limpeza de seus quintais e terrenos.
Em Vicentina, está em vigor desde 2020 medidas municipais que autorizam a entrada do poder público em propriedades para eliminação de focos de água parada. As pessoas também podem sofrer multas, além do pagamento pelo serviço de limpeza.
No entanto, a nova gestão municipal espera não usar mecanismos punitivos neste primeiro momento, na confiança de que cada pessoa faça sua parte para a proteção coletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *