Vicentina renova alerta à população para cuidados e ações de combate a dengue e outras doenças


Em Vicentina, a Prefeitura lidera um grande mutirão para combater possíveis focos de proliferação de mosquitos transmissores de doenças.
Várias toneladas de lixos e entulhos já foram removidas, num mutirão que inclui também a limpeza de terrenos baldios e outros procedimentos. O principal alvo é o combate ao Aedes aegypti, responsável por doenças como a dengue, zica vírus e chikungunya.
Ao fazer sua parte, o poder público conclama a responsabilidade da população neste esforço, como a adoção de cuidados e ações simples, mas de grande eficiência nesta guerra, que é de todas as pessoas.
A Prefeitura pontua que com pequenas atitudes no dia a dia, as pessoas podem proteger sua casa, sua família e toda a cidade. A melhor forma de combater é prevenindo, reforça o alerta.
Atitudes em favor da saúde – Manter a caixa d’água sempre fechada; encher de areia os pratos dos vasos de plantas; manter as garrafas viradas com a boca para baixo; manter as lixeiras devidamente fechadas; e não deixar acumular água em pneus, calhas e lajes, são ações simples que ajudam na guerra contra o mosquito.
Perigo mortal – A dengue pode matar, especialmente quando evolui para a forma grave (anteriormente chamada de dengue hemorrágica), que causa sangramentos, queda de pressão (choque), falência de órgãos e pode levar ao óbito, principalmente em grupos de risco como bebês, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
Em Vicentina, por exemplo, duas pessoas idosas perderam suas vidas em 2025 pela ação voraz do vírus da chikungunya, sendo que outras tiveram sintomas graves desta doença e das demais transmitidas pelo mosquito, cujas sequela ainda perduram.

