Vicentina renova Conselho Municipal de Saúde com posse prestigiada por autoridades locais


O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Vicentina está com sua composição renovada, sendo que a nova diretoria executiva foi empossada na segunda-feira (24), no período da manhã (foto em destaque). A solenidade de posse ocorreu nas dependências da Câmara Municipal, sendo prestigiada por diversas personalidades e autoridades, entre elas o prefeito Cléber Dias da Silva, o delegado de polícia Bruno Carlos e o presidente da Câmara, vereador Claudinei Ribeiro.
O Conselho é composto por usuários e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores e prestadores de serviços da área de saúde, com mandato de dois anos (2025/2027). Ao empossar os novos conselheiros e conselheiras, o prefeito Cléber convocou a todos e todas para o trabalho permanente de atenção às pessoas, com atendimento humanizado e no fortalecimento e defesa do sistema de saúde.
Ele aproveitou e destacou a linha direta criada pela atual gestão, garantindo plantão de motoristas e de ambulância para atendimento e remoção de pacientes em casos de urgência e emergência, além das ações de saúde especializada dentro e fora do município. Citou ainda ao esforço para finalizar as obras e equipar o hospital municipal e enfatizou o importante trabalho de atenção preventiva à saúde das pessoas em Vcentina, com orientação, imunização e exames.
A secretária municipal de Saúde, Ludelça Dorneles, também prestigiou a posse do colegiado e destacou que o conselho é o órgão de controle social que deve atuar na formulação de estratégias e fiscalização da execução das políticas de saúde, visando dar voz ao usuário e transparência e eficiência a gestão do SUS.
A cerimônia de posse do Conselho Municipal de Saúde de Vicentina contou ainda com as presenças das vereadoras Lourdes Rosa e Jacira Dias da Silva e do vereador José Pereira. Também se fez presente Edivo Jr., chefe do posto de Identificação Civil de Vicentina.
O novo presidente do colegiado é Jailson Novais Davi, tOsvaldo Belarmino na vice-presidência, tendo como primeiro-secretário José Nilton Vasconcelos Reginaldo e segundo secretário Victor Hugo Marangão.
A nova composição – Pelo segmento usuários do SUS , são membros titulares Adão Marques da Silva, Francisco Antonio de Souza, José Nilton Vasconcelos Reginaldo e Osvaldo Vergínio Belarmino, tendo como suplentes Elizeu Martins de Moura, Luzia Fekisberto Belarmino e Reginalda Bastos da Silva;
No segmento de trabalhador da área de saúde, Breno André da Silva e Jailson Novais David são os titulares, com Osmar Santana da Silva e Francisco Valdevino da Silva na suplência. Como gestor do SUS, Olga Aparecida Kolomar Ferreira é a conselheira titular, com Rosângela da Silva Oliveira Melo, suplente.
Victor Hugo Xavier Marangão é titular e Sandra Aparecida Lemos, suplente, são representantes no CMS dos prestadores de serviços privados, conveniados ou sem fins lucrativos.

