Violinista cuiabana ganha bolsa integral e fará mestrado nos EUA
A musicista cuiabana Lindi Mariani vai alçar voos maiores. Graduada em música pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ela ingressará no curso de mestrado em performance ao violino, com bolsa integral, nos Estados Unidos. Ela terá a orientação do violinista e doutor Cármelo De Los Santos, na University of New México, em Albuquerque-NM.
De malas prontas, Lindi parte neste mês de agosto para seus estudos, já deixando tristes os que não compartilharão de seu talento em terras cuiabanas pelo menos nos próximos dois anos. Mas o acalento é saber que uma violinista cuiabana em breve estará ainda mais preparada para trilhar seu caminho de sucesso.
Carreira de sucesso
Quem pensa que a carreira nas artes não gera oportunidade pode estar se enganando. No senso comum, as pessoas tendem a acreditar que ocupar-se com as artes não se trata de uma profissão,. Porém, a cuiabana Lindi Mariani mostra o contrário.
Iniciando seus estudos na música aos 10 anos de idade, depois de uma formação básica musical na própria igreja, algo comum dentro da cultura cuiabana, Lindi se interessou pelo violino, instrumento tradicional da música de concerto. Foi aí que começou toda a trajetória que desembocaria hoje em sucesso.
Com muita disciplina e perseverança, Lindi dedicou boa parte de sua adolescência praticando. Desenvolveu se tecnicamente na arte musical investindo em formações e cursos variados. Aos 15 anos ela decidiu então que sua vida seria marcada pelo ofício da música. Ouviu muito: “mas você vai viver de que?”, ou mesmo: “Você toca violino, mas faz o que da vida?”, e assim, deixando de lado os desavisados, a jovem partiu para o que acreditava.
Aos 16 anos começou a participar de recitais, concertos orquestrais e de música de câmara em grupos variados da capital cuiabana, ingressando ao final do ensino médico para a formação superior em música pela UFMT. A formação acadêmica reforçou sua opção pela carreira musical.
Recebendo orientações de diversos profissionais nacionais, Lindi recebe convites agora internacionais. Pelo maestro e violinista Alejandro Drago foi convidada a participar do The 4th Summer Musical Festival na República Tcheca, na Europa. Em 2015, foi selecionada a participar da 7º edição Festival Villa-Lobos (festival de orquestra) na Venezuela, produzido pela instituição El Sistema – Fundación Musical Simón Bolivar.
Em 2017, partiu para a Premier Orchestral Institute – Festival de Música em Mississippi (EUA), onde dedilhou o violino junto a Master Camerata, concluindo o ápice no ano de 2019, no IV Festival Internacional de São Petersburgo, na Rússia, no qual competiu na categoria música de câmara, sendo laureada com segundo prêmio.
Essa trajetória lhe redeu a aprovação com bolsa integral para o mestrado nos EUA. (Assessoria)