Visita consolida curso e reitor anuncia Direito da Uems em Bataguassu a partir de 2024
O reitor da Universidade Estadual de MS (Uems), professor Laércio Alves de Carvalho (ao centro na foto em destaque), visitou a cidade Bataguassu na manhã de quarta-feira passada (25) e anunciou oficialmente a instalação do curso de Direito no município a partir do ano que vem. Durante a vistoria técnica e operacional com equipe de assessores, o reitor confirmou a oferta de 50 vagas para acadêmicos locais e de toda a região, que podem entrar no curso via concurso vestibular e também com notas do Enem e outras modalidades oficiais de ingresso.
As aulas do curso de Direito da Uems, que é considerado um dos melhores do país, serão ofertadas nas dependências do Centro Educacional Juventude do Amanhã (CEJA), centro educacional de referência em toda a região leste de MS e sediado em Bataguassu. O centro tem a supervisão do promotor de justiça Edival Goulart Quirino, que recepcionou o reitor e comitiva da universidade, acompanhado da esposa Mara e da secretária da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Soraya Severino Lemes Runichi.
Além de Laércio Carvalho, estiveram em Bataguassu o pró-reitor de Ensino e Graduaçã0, professor doutor Walter Guedes da Silva e o professor doutor Lúcio Flávio Sunakozava, que será o coordenador do curso local. Eles conheceram toda a estrutura, recebendo informações detalhadas da capacidade operacional do CEJA para receber mais cursos da grade oferecida pela universidade estadual.
Um dos anseios do promotor Edival e demais representantes da sociedade de Bataguassu é a instalação do curso de Educação Física. “Além do Direito, temos estrutura para garantir o funcionamento da Educação Física aqui no CEJA”, prontificou o promotor. O reitor e sua equipe explicou que a instalação de cursos depende também da aprovação do Conselho Estadual de Educação. “Vontade de nossa parte não falta para ampliar cada vez mais nossa Uems”, ponderou Laércio.
O funcionamento do curso de Direito a partir de 2024 em Bataguassu é uma parceria entre os governos estadual e municipal. A conquista é fruto da articulação do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina, com o governador Eduardo Riedel e a reitoria da Uems.
O secretário Caravina, que é deputado estadual licenciado, mostrou as condições técnicas e operacionais de Bataguassu receber a Uems, bem como a necessidade toda uma região em ser contemplada com cursos superiores de boa qualidade, gratuito e de reconhecimento nacional.
Em março deste ano, Caravina convidou o reitor para conhecer as instalações do CEJA, mostrando a capacidade Bataguassu receber principalmente os cursos de Direito e Educação Física, considerados aspirações da comunidade acadêmica e educacional. A partir daí, as tratativas foram avançando, culminando com o aval da universidade e a assinatura de um convênio de parceria entre o governador e o prefeito Akira Otsubo.