Walter Carneiro Júnior deve assumir a Casa Civil no Governo do Estado de MS
Primeiro suplente de deputado federal, o advogado Walter Carneiro Júnior (a direita na foto com o governador Eduardo Riedel) deve assumir ainda esta semana a Casa Civil do Governo de Mato Grosso do Sul, em substituição a Eduardo Rocha.
A escolha do governador Eduardo Riedel (PP) reforça o perfil técnico e estratégico da atual gestão, que aposta em nomes com experiência administrativa e capacidade de articulação política.
Waltinho, como é popularmente chamado, chega ao cargo como uma das principais cabeças pensantes do governo Riedel, com a missão de alinhar as ações entre o Executivo e demais poderes, além de fortalecer o diálogo com prefeituras e instituições.
Sua trajetória pública é marcada por resultados expressivos e reconhecimento por onde passou.
Advogado de formação, Waltinho foi secretário de Fazenda de Dourados, onde se destacou pela gestão equilibrada das contas públicas e pela modernização dos processos financeiros do município. Também presidiu o Confaz-/MS (Conselho dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças de MS).
Mais recentemente, comandou a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), onde implementou uma gestão voltada à eficiência, inovação e resultados. Sob sua direção, a estatal conquistou diversos prêmios de excelência em saneamento e gestão pública, consolidando-se como referência nacional no setor.
Com trânsito político e técnico reconhecido, Walter Carneiro Júnior deve assumi um dos cargos mais estratégicos do primeiro escalão com o desafio de manter o ritmo de entregas do governo e fortalecer a base política de Riedel.
Filho do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Walter Benedito Carneiro, a nomeação de Waltinho é vista como um movimento que combina experiência administrativa e capacidade de articulação, fundamentais para o avanço do projeto de desenvolvimento sustentável e municipalista que o governador tem defendido desde o início do mandato.
Trajetória – Nascido em Dourados, Walter Carneiro Júnior, 49 anos, construiu uma trajetória marcada pela combinação de técnica, gestão e articulação política. Formado em Direito, ele também é graduado em Publicidade e Marketing, com pós-graduação em Planejamento Estratégico e capacitação em Governança Corporativa para Administradores de Estatais pela FDC (Fundação Dom Cabral) — uma das instituições mais prestigiadas do país na área de gestão pública.
Ao longo da carreira, exerceu cargos de destaque em diferentes esferas da administração. Foi secretário de Fazenda de Dourados, onde modernizou os mecanismos de arrecadação e controle orçamentário, e diretor-adjunto da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), participando da formulação de políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à inovação tecnológica no Estado. Também atuou como consultor técnico na Câmara dos Deputados, em Brasília, prestando apoio em projetos de natureza administrativa e legislativa.
Filiado ao Progressistas (PP), disputou uma vaga na Câmara Federal em 2022, alcançando 39,8 mil votos, resultado que o tornou primeiro suplente do partido. Com experiência comprovada na gestão pública e trânsito político em diferentes níveis, Walter Carneiro Júnior é visto como um dos nomes mais estratégicos do grupo que cerca o governador Eduardo Riedel, agora preparado para assumir um papel de protagonismo na Casa Civil.