60 anos de Jateí: Desfile tem desafio de levar para avenida o resgate de sua história

Prefeito Eraldo e 1ª dama Neres coordenam preparativos para as festividades de 60 anos de Jateí: Resgate da história

Dezenas de pessoas estão mobilizadas em Jateí para realização do desfile de aniversário do município, que em 11 de novembro completa seis décadas de independência política e administrativa. O evento está marcado para a manhã do dia 10 de novembro, sexta-feira, com o desafio de levar para a Avenida Weimar Torres, o resgate da história de 60 anos, desfilando também aspectos atuais do município.

Além das escolas das redes municipal e estadual de ensino, o desfile dos 60 anos conta também com o envolvimento de todas as secretarias da Prefeitura. Essa união de esforços tem por objetivo de mostrar a força dos pioneiros no começo do município, a forma modesta na época de sua criação e expressar a atual potência econômica e administrativa de Jateí.

A mobilização para o desfile dos 60 anos de Jateí tem a coordenação do casal Eraldo Jorge Leite e Maria Aparecida Neres, prefeito e primeira-dama, respectivamente. Eles participam diretamente do processo, acompanhando as reuniões e auxiliando com informações dos aspectos gerais do município, do passado e do presente.

Desfile da história – A história da economia do município, desde a colonização na década de 1.940 até os dias atuais, será representada pela Escola Estadual Bernadete Santos Leite. Outra escola estadual do município, a Joaquim Viana, vai retratar seus 50 anos de existência, história que se confunde com Nova Esperança, distrito onde ela está sediada.

A trajetória do assentamento Nova Esperança, desde o acampamento da luta pela sua criação, será estampada pela Escola Jovelino Celestino dos Santos, localizada no seu núcleo urbano.

A Secretaria de Meio Ambiente vai desfilar sua base de trabalho, que é a educação ambiental, mostrando seus projetos e ações para o ensino da preservação do ambiente em que vivemos. Grande parte da história dos fundadores e pioneiros de Jateí será representada pelos idosos do Projeto Conviver, coordenado pela Secretaria de Assistência Social.

A Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino vai para avenida contar a história da origem do nome do município e os monumentos alusivos à sua identidade.

Os esportes também estarão presentes na representação histórica do dia 10 de novembro, especialmente o rodeio e o futebol, duas modalidades que no passado serviram para divulgar o município no Estado e até fora dele.

A estrutura de apoio do governo municipal à população jateiense também estará em desfile, apresentando o seu parque rodoviário – um dos mais estruturados do Estado – e ainda o suporte avançado em saúde, com contingente especializado e moderna frota para atendimento e deslocamento de pacientes, além dos programas permanentes da atenção básica.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *