Professoras de Lambari publicam artigo em curso de mestrado sobre o desafio de ensinar na pandemia

Os desafios impostos aos professores para ensinar durante o período da atual pandemia da covid 19 se transformaram em um artigo para o curso de mestrado, elaborado por cinco professoras de Lambari D’Oeste, no Mato Grosso.
Com o título “O impacto na Educação com a Pandemia da covid-19”, as docentes da Escola Fernão Dias Paes, que estão cursando Mestrado em Educação pela IPE (Instituto de Pesquisas Educacional) de Ji-Paraná – Rondonia, tiveram o artigo publicado na revista virtual acadêmica da universidade, em que abordam a atual situação enfrentada no momento com a covid-19.

Andréa Pequeno Limeira, Sônia Fernandes de Oliveira, Zaine de Souza Oliveira, Priscila Carla Hauco Toro e Dâmaris Rose Matias Jovano Porangaba relatam os impactos na educação e no trabalho ao redor do mundo e como organizar essa situação para lidar com as consequências natural da distância e do isolamento social.Na publicação, as profissionais da educação afirmam que o Brasil não teve escolha, a não ser organizar a quarentena para evitar o agravamento da doença. O objetivo do artigo foi introduzir a covid-19 com mais profundidade no contexto geral e, especialmente, no processo de ensino e de aprendizagem.

As pesquisadoras também publicaram um relatório descrevendo seus pontos de vista sobre as dificuldades causadas pela distância no processo de ensino/aprendizagem dos alunos.
PRISCILA CARLA HAUCO TORO

A pesquisadora Priscila, que leciona em uma escola pública em Lambari D’Oeste-MT, descobriu de repente que tudo mudou no ambiente e na sala, porque a pintura apareceu em forma de tela de computador, de tablet, celular, televisão. As cadeiras não estão mais próximas uma das outras. São as letras dos nomes, fotos ou vídeos dos alunos em um ambiente doméstico, dispostas em um espaço virtual.

Após a pandemia, comenta Priscilla, podemos esperar mudanças, duvidas e certeza serão diferentes. Enquanto isso, identificamos alguns caminhos que nos ajudarão a enfrentar o retorno do curso pessoalmente. A direção da história da educação mudou. Embora o ensino a distancia e outro método de ensino tenham aumentado, o padrão da educação na sala de aula foi quebrado e a direção da história da educação mudou.
As famílias precisam participar da aprendizagem virtual de crianças e adolescentes. Ao retornar da sala de aula, é importante considerar o fortalecimento da educação escolar para equilibrar a aprendizagem e garantir oportunidades iguais para os alunos em termos de qualidades e igualdade, além de planejar novamente a retomada das aulas para classificar as recomendações em isolamento social.
A professora aponta que por meio do isolamento social, a parceria “família e escola” é essencial para o aprendizado e o desenvolvimento de qualquer criança ou adolescentes.

SÔNIA FERNANDES DE OLIVEIRA

Já Sônia Fernandes diz em seu relato que a covid-19 representou grande impacto na rede de ensino, causando grandes transtornos no desenvolvimento de aprendizagem e dos estudantes. Estamos vivendo um momento de adaptação, a rotina de aprendizado, o isolamento social, utilizando novo novas metodologias e ferramentas de trabalhos que auxiliam no aprendizado dos discentes.
Sônia argumenta que, em razão da suspensão das aulas desde o dia 24 de março de 2020, por conta do distanciamento social foi preciso adaptar-se as ferramentas virtuais levando conhecimento até os estudantes, preparando atividades que mantenham os estimulados e, ao mesmo tempo, estar disponível para esclarecer as suas dúvidas.
Os estudantes que não possuem “Internet” estão levando o conhecimento através de apostilas. Estamos vivendo um momento novo e sempre desafiador. Nós enquanto docentes da área da Educação sempre acreditamos em um dia melhor, “ficando em casa”, encerra Sônia seu relato.
DÂMARIS ROSE MATIAS JOVANO PORANGABA
A pesquisadora Dâmaris ressaltou que a pandemia ensinou aos educadores a necessidade de se atualizar com as ferramentas tecnológicas, repentinamente. Estamos experimentando novas possibilidades de ensinar (avanço para um dos setores mais resistentes a tecnologia) onde a maioria defende o uso do lápis e caneta.
O mundo se tornou uma escola, em cada lar a uma sala de aula adaptada. O vírus não respeita as fronteiras. Gradualmente nos damos conta que o aprendizado vai muito além das paredes da escola. Os pais, em decorrência dessa pandemia Covid-19, passam a ver os professores de forma diferente (positivo).
Dâmaris continua sua dissertação citando que muitos que não valorizavam essa categoria de trabalhadores, agora estão sentindo na pele – e com poucas crianças – o que o docente passa na sala de aula na maioria das vezes cheia de alunos.
Alguns estão gritando por socorro por não compreender os conteúdos que agora tem de ajudar seus filhos a resolver e inclusive a relação aluno e família se tornou geralmente próxima. A pandemia também tem seus aspectos negativos, pegou todos de surpresa sem nenhum preparo a qualidade do ensino caiu bruscamente. Quem outrora não se adaptava a tecnologia agora forçadamente se adapta visando melhor qualidade e ensino.
A professora Dâmaris termina seu relato falando que todas as categorias trabalhadoras estão se adaptando de alguma forma para atender a demanda. Isso inclui muito os docentes que, assim como eu,  tem muita dificuldade com tecnologia, como usar vídeo, editar aula em pdf e fazer fotos de atividades. Enfim de alguma forma e maneira atrair a atenção dos alunos para o conteúdo. “Sabemos que não está sendo fácil, mais com muita persistência vão conseguir resultados positivos (espero) no final de tudo isso. Todos: família, aluno e escola, precisam unir-se de modo a fim de ensinar, educar, formar e proporcionar conhecimentos, e capacitar o estudante para ser inserido na sociedade”.
ANDRÉIA PEQUENO LIMEIRO
A pesquisadora Andrea usou os meios de comunicação e constatou que desde Segunda Guerra Mundial, nunca tantos países ao redor do mundo fecharam escolas, faculdades e universidades ao mesmo tempo,e pelo mesmo motivo.
É preocupante me faz refletir e buscar meios de mediar o conhecimento, diariamente com o texto e reportagens falando dos alunos sem aula, são muitas as dificuldades e limitações do ensino à distância, É uma realidade que temos que enfrentar da melhor maneira possível, para tentarmos amenizar o impacto do ano letivo e, do lado pedagógico, por exemplo, as maiores partes das escolas públicas estão situadas em regiões periféricas, zona rurais e preocupamos com as condições de nossos alunos em suas casas. Se estão se alimentando direito, com quem estão ficando – muitos pais não estão de isolamento social -, como estão passando essa pandemia sem o que era ofertado na escola.
Por outro lado, temos a questão pedagógica, como será feita? Será elaborado um “kit”pedagógico” para ser entregue às famílias, serão elaborados roteiros com orientações, tudo isso baseado na diretriz curricular do município? Para Educação Infantil, por exemplo, terão dicas de jogos e brincadeiras dentro da proposta da BNCC.
Como será? Na minha visão as desvantagens estão explicitas, os pais ajudam seguindo as orientações do professor, porém nessa batalha contra o coronavírus não estamos conseguindo lidar com os efeitos do distanciamento social diante o ensino e aprendizagem das crianças.
É uma situação complicada, argumenta Andréia, pois não se tem como falar das mudanças das fases como alfabetização e Ensino Fundamental dos anos iniciais de forma virtual(online) e assim evitar o aumento da desigualdade educacional. Mesmo me sentido preparada para aprender novas metodologias para ensinar, preciso saber se os alunos também estão se adaptando com novas tecnologias e em muitos casos não têm infraestrutura necessária.
A pesquisa relata ainda que diante do caos é precisamos de atenção, pois ao invés de auxiliar podemos estar indo na direção oposta e gerar mais estresse do que ajudar. Estou tendo muitos pedidos de ajuda das mães que não abem como agir e o que fazer com seus filhos que não se interessam em fazer as atividades, demonstrando estarem ansiosas, com medo desta situação as emoções oscilando diante deste isolamento social. Ressaltando que os Estados e municípios têm estruturas diferentes, sabemos que primeiramente cabem as secretarias de educação, estabelecer mediante documentos legais a definição de ferramentas a serem utilizadas para que a educação continue acontecendo e, inclusive, chegue a alunos com diferentes acessos a “Internet”, por exemplo.
Acredito que é emergente um estudo na rede pública municipal de Lambari D’Oeste, para determinar qual o papel do professor nesse novo contexto, orientação quanto aos registros das aulas, de como avaliar o aluno a distância ,além da possibilidade de mapear ferramentas que possam ajudar no processo de desenvolvimento integral do educador, para que, posteriormente consiga atuar com os educandos.
ZAINE DE SOUZA OLIVEIRA
Para a pesquisadora Zaine, que também trabalha na escola Fernão Dias Paes em Lambari D’ Oeste -MT, após esforços incessantes, o Brasil e o mundo estão trabalhando duro para conter o crescimento da covid-19. A suspensão das aulas é uma medida importante para cooperação em isolamento social, porque a escola é um espaço de conexão inevitável. Através de algumas pesquisas, suspender as atividades escolares é uma medida indispensável para retardar a propagação do vírus. As crianças podem estar infectadas com o vírus devido a sua maior imunidade, mas não apresentam sintomas e, portanto, podem infectar mais colegas de escola e familiares, inclusive idosos.
Zaine informa que a Comissão Nacional de Educação e o Conselho de Estado têm emitido instruções para regular a educação a distancia em situações de emergências e tomar medidas para minimizar a perda de alunos causada pela interrupção das atividades. Orienta as instituições educacionais a fazerem pleno uso das ferramentas de tecnologia educacional (como plataforma e ambientes virtuais de ensino) para garantir o aprendizado dos métodos de ensino. A realidade sugeriu a estudantes e famílias que não podem fornecer uma plataforma de ensino on-line e os profissionais que não possuem treinamento técnico para orientar o processo de aprendizagem em ambiente virtual.
Em tantas dificuldades, surgiram sinais de esperança como iniciativas voluntárias de pessoas que contam histórias para crianças frequentarem aulas nas redes sociais, compartilham textos e assim por diante Este dia solitário também oferece oportunidades para as famílias darem tempo para as crianças e os jovens estudarem juntos, compartilharem historias e cultivarem a irmandade, restaurando assim seu papel educacional.
Durante o período de pandemia e sob as restrições de impedir a disseminação do vírus, a fim de superar a distancia física e criar novos caminhos para o processo de ensino, a educação também precisa atrair muita atenção. A paralisação das aulas nas escolas afeta negativamente os resultados da aprendizagem dos alunos. A escolaridade fornece aprendizagem essencial e, quando as escolas fecham, crianças e jovens são privadas de oportunidades de crescimento e desenvolvimento. As desvantagens são desproporcionais para os alunos menos privilegiados que tendem a ter menos oportunidades educacionais fora da escola.
Ela encerra o relato afirmando que, quando as escolas fecham, os pais geralmente são solicitados a facilitar a aprendizagem das crianças em casa e podem ter dificuldades para realizar essa tarefa.

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