Jateí lidera vacinação contra a covid 19 no MS

Números do governo estadual mostram Jateí na dianteira na vacinação contra a covid – Fotos:: Reprodução
Boletim mostra os números de Jateí no trabalho de combate ao vírus

Por ser um Estado considerado pequeno territorialmente e com boa logística de transporte, o Mato Grosso do Sul lidera o processo de vacinação dentro do Plano Nacional de Vacinação (PNI) contra a covid 19. O destaque de MS já vem sendo noticiado há dias. Mas o fato novo nesta semana fica por conta do município de Jateí, que alcançou a primeira colocação na corrida pela vacinação das pessoas prioritárias, preconizadas pelo PNI.

O município de Jateí figura em primeiro lugar no “Vacinômetro” , ranking criado para mostrar a porcentagem e o número de pessoas vacinadas de cada município no MS, dentro plano de vacinação nacional. O Vacinômetro apresentado pelo Estado de Mato Grosso do Sul mostra que o município de Jateí está em primeiro lugar na corrida contra o coronavírus, atingindo 115,06% de doses aplicadas, conforme o recebimento das vacinas. Os dados são do dia 8 de abril e mostra que Jateí faz um trabalho acima da média na campanha de vacinação no Estado. “Estamos trabalhando para que toda a população seja vacinada o mais rápido possível”, afirma o prefeito Eraldo Jorge Leite.
Ao comentar a posição de Jateí no ranking estadual de vacinação, o prefeito Eraldo fez questão de evidenciar o esforço da Secretaria Municipal de Saúde. “Parabenizo o empenho de todos que estão nesta missão de trabalhar pela manutenção da vida, amparando nossa população e prevenindo contra este vírus que ataca sem piedade”, observa o prefeito. Eraldo destaca a importância da vacina como imunizante contra o vírus, mas ressalta que a guerra continua e a prevenção continua sendo a maior arma contra a pandemia.
Eraldo Leite engrossa a luta por mais vacinas, pois as doses que chegaram em Jateí e demais municípios são para as camadas prioritárias, como idosos, enfermos, deficientes, indígenas e profissionais da linha de frente. “Precisamos de produção em massa de vacinas para imunizar toda a população, com as duas doses. Só assim poderemos comemorar a vitória parcial contra o vírus, porque sua ação devastadora deixa sequelas no organismo”, pondera o prefeito, que também foi contagiado junto com parte de sua família. “Vamos continuar com os cuidados, se puder fique em casa, se precisar realmente sair, use máscara e evite aglomerações”, enfatizou.
Números da vacinação em Jateí para as camadas prioritárias, dentro do PNI
Prefeito Eraldo e vice Cileide (ao centro) destacam trabalho da linha de frente em Jateí
UM ÓBITO EM UM ANO
Oficialmente, o município de Jateí registrou apenas uma morte decorrente da covid 19, sendo a localidade com menor taxa de letalidade no Mato Grosso do Sul. Dos 336 casos ativos de março do ano passado até 9 de abril, 323 foram recuperados, sendo que um morador está internado por conta da doença. Conforme boletim do dia 9/4, o município conta 12 casos ativos e 20 se tratando das sequelas da covid, com fisioterapia respiratória, visto a gravidade desta doença. O município computa ainda 25 pessoas em isolamento domiciliar e 12 sendo monitoradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *