Governo e Sanesul destacam universalização do esgotamento sanitário em Jateí
O governo estadual de MS e a Saneaul destacaram esta semana a conquista de Jateí no tratamento da água e de esgoto. Em matéria de destaque no site da concessionária, a empresa cita que um dos grandes desafios do Brasil é universalizar o acesso aos serviços básicos de saneamento com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em todos os lares do país.
Aprovado em meados de junho de 2020 pelo Congresso Nacional, o novo Marco Legal do Saneamento Básico vai garantir para milhões de brasileiros o acesso aos serviços de tratamento de água e esgoto.
A meta do Plano Nacional de Saneamento Básico é garantir que, até 2023, 100% do território nacional seja abastecido por água potável, e até 2033, 92% dos esgotos estejam tratados.
Um dos motivos do Brasil não ter melhores índices de saneamento é a falta de investimento. Porém, em Mato Grosso do Sul a realidade é diferente. Aqui, somos protagonistas de um desempenho extraordinário, graças ao planejamento estratégico estabelecido pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário Eduardo Riedel (de Infraestrutura).
“Nossa meta é a universalização de todo o sistema de esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul. Com a PPP (Parceria Público Privada) estamos acelerando o cronograma das obras para que, em um curto espaço de tempo, possamos dar o acesso para todos na rede de coleta de esgoto, cada lar sul-mato-grossense será beneficiado ”, afirma Eduardo Riedel, secretário de Infraestrutura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
E, para garantir essa universalização, os investimentos da Companhia de Saneamento de MS não param. Um exemplo pode ser visto na cidade de Jateí.
Localizada na região da Grande Dourados, Jateí serve de modelo entre as cidades operadas pela Sanesul com seu plano de expansão do sistema de esgotamento sanitário. Com os investimentos já realizados, o município está com cobertura de 92%, ou seja, praticamente universalizada.
As obras e os serviços foram garantidos com aplicação de recursos da própria empresa, e também do Governo Federal – via FUNASA na construção na ETE- estação de tratamento de esgoto.
Para o prefeito Eraldo Jorge Leite, os números são considerados históricos em seu município. “Nunca vimos tantos investimentos em saneamento no nosso município. Atingimos números históricos e hoje temos quase a totalidade da rede de esgoto. A cidade já comemora a chegada da universalização do tratamento do esgoto domestico. Fazemos parte dessa história da evolução do saneamento no Estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil”, comemora o prefeito.
O prefeito destaca ainda que o governo, por meio da Sanesul, tem um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida dos jateienses, uma vez que, segundo ele, a empresa garante saúde através do trabalho permanente de aperfeiçoamento do saneamento básico local.
De acordo com Eraldo Leite, atualmente o saneamento básico em Jateí, água e esgoto, já atinge um percentual acima de 90%, um número recorde em Mato Grosso do Sul.
“Sou grato pela sensibilidade do governador Reinaldo Azambuja que olha com carinho para Jateí e sua gente, bem como ao presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr. que não mede esforços para atender as demandas que são de responsabilidade da empresa em nosso município”, exclamou o prefeito.
Jateí e o distrito de Nova Esperança contam com importantes benefícios de saneamento básico, principalmente em água, que garantem mais saúde para população porque evita a proliferação de doenças.
A universalização da rede de esgoto em Jateí ganhou novo impulso partir de 2018, quando o Governo e Sanesul entregaram a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).
José Fernandes da Silva Cassiano, supervisor responsável pelo escritório local da Sanesul, conta que com a inauguração da ETE, o município conseguiu universalizar o esgotamento sanitário. Segundo ele, surgiram novas demandas para ampliação da rede de esgoto com a implantação de mais dois loteamentos sociais pelo prefeito Eraldo que são os jardins Alvorada I e II, edificados pelo programa de Lotes Urbanizados.
Com relação à rede de distribuição de água tratada, todos os domicílios do município e distrito estão contemplados com ligações.
“Nossos números são excelentes em Jateí, porque atingimos toda a comunidade, todos os imóveis e lares”, informa o funcionário, destacando ainda a chegada de um caminhão retro-valetador que faz o trabalho de manutenção diária da rede de distribuição, garantindo qualidade e evitando perdas no fornecimento.
Projeto Rota do Saneamento
Há um extenso cronograma de entrega de obras públicas que faz parte do programa Rota do Saneamento. O diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr. tem percorrido várias regiões do estado para cumprir os compromissos assumidos pelo governador Reinaldo Azambuja, visando ampliar a cobertura do esgotamento sanitário.
“Estamos indo até os municípios onde temos obras já concluídas. Começamos pela região Norte, onde a Sanesul investiu no avanço do sistema de esgotamento sanitário. Cidades como Sonora, Coxim e Rio Verde estão caminhando a passos largos rumo à universalização. Na região Sul do Estado não é diferente e Jateí é um exemplo de que é possível universalizar a coleta e tratamento do esgoto nas cidades”, afirma o diretor-presidente da Sanesul. (Redação com assessora da Sanesul)