Gestão com responsabilidade garante equilíbrio das contas em Jateí
O município de Jateí tem se sustentado como destaque no cenário estadual, com a execução de obras, ações e programas que atendem diretamente sua população. Por intermédio de parcerias, convênios e com recursos próprios, a Prefeitura mantém uma política permanente de atenção, assistência e incentivo às pessoas, promovendo o desenvolvimento econômico, social e humano.
Este conjunto de fatores positivos é elogiado pela população local, que reconhece o retorno do poder público às suas necessidades. O sucesso administrativo promove também a expressão política da gestão municipal, com autoridades e lideranças estaduais e até nacionais não economizando elogios à administração de Jateí.
Fontes ligadas ao prefeito Eraldo Jorge Leite atribuem o sucesso de suas administrações – ele está cumprindo o quinto mandato na Prefeitura – à sua experiência política e administrativa, com um controle rigoroso das receitas e despesas do município. A prova mais recente da boa gestão fiscal da Prefeitura de Jateí foi apresentada nesta semana, durante audiência pública de prestação de contas do exercício de 2021 e a projeção da execução orçamentária para 2022.
Em evento realizado no auditório do Centro Cultura José Jorge Leite, o secretário de Planejamento, Fernando Camilo do Carmo, detalhou para o público presente a movimentação financeira da municipalidade, com base nas tabelas de receita e despesa. O resultado foi considerado altamente positivo, pois os números apontam que Jateí cumpre as metas fiscais, estando bem abaixo dos limites máximos de despesa com pessoal e outros custos para andamento e manutenção da máquina administrativa.
Superávit – Um dos pontos explicitados pelo secretário Fernando Camilo na audiência foi o superávit financeiro nas contas da Prefeitura de cerca de R$ 8 milhões, já incluídos todas as despesas e obrigações judiciais, como precatórios, por exemplo. Os números apresentados na audiência pública foram elogiados pelos presentes, especialmente os vereadores Nezinho Andrade, Robinho do Carmo, Suzi Manfré, Professor Luizinho e pelo presidente da Câmara, Edison Paz. A vice-prefeita Cileide Cabral de Brito também se fez presente e destacou a austeridade fiscal da gestão municipal.
O prefeito Eraldo participou da audiência e acompanhou atento o detalhamento da execução fiscal da Prefeitura, acompanhado de seu chefe de gabinete, Eduardo Pereira; da secretária de Administração, Telma Barbosa Gandine; Alex Barbosa, do Meio Ambiente e Turismo; da secretária de Saúde, Christiane Cândido Pinheiro; do ouvidor José Carlos Gomes; e de Fernando Araújo, da pasta de Desenvolvimento Econômico.
Foco na gestão – Ao comentar os números, Eraldo Leite fez questão de destacar o empenho das secretarias de Administração e Planejamento na condução dos trabalhos de elaboração e execução orçamentária. Ele reafirmou que sua gestão vai continuar focada no controle de gastos públicos, sem deixar de executar as ações de interesse da população. Eraldo também aproveitou para fazer uma saudação especial a todo o funcionalismo da Prefeitura, pelo comprometimento no atendimento às pessoas. “Com responsabilidade e amor , vamos continuar trabalhando por Jateí e sua gente”, declarou Eraldo.