Vereadora comemora prontuário eletrônico na saúde pública de Rondonópolis
A vereadora Kalynka Meirelles (foto) comemorou a informação que a Prefeitura de Rondonópolis vai implantar o prontuário eletrônico na rede pública de saúde do município.
A parlamentar é autora da emenda na LDO- Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, que destinou R$ 400 mil para a criação de um cadastro digital que permite a alimentação do sistema eletrônico local do SUS.
O prontuário eletrônico já é uma realidade em vários municípios brasileiros. A tecnologia promove agilidade no atendimento e um melhor acompanhamento do paciente SUS. “A informatização integral das informações promove uma grande revolução quando comparado com o sistema analógico. No prontuário eletrônico fica registrado todo o histórico do paciente. Neste cadastro digital são registrados prescrições médicas, exames, vacinas, problemas de saúde do indivíduo, cirurgias entre outros benefícios”, comenta a legisladora.
Kalynka ainda pontua que esse conjunto de informações ainda facilita o trabalho dos médicos e promove mais segurança para o paciente. “O médico vai digitar o nome da pessoa e no sistema vai aparecer todos os dados clínicos do indivíduo. Isso ajuda muito o profissional de saúde na hora de atestar um diagnóstico e na prescrição de medicamentos e é claro reduz as chances de erro. Ou seja, é muito mais tranquilidade para o cidadão”.
A vereadora ainda espera que após a implantação do prontuário eletrônico, as filas de espera para consultas e internação diminuam consideravelmente. “Com base nas consultas que fiz em 10 municípios que já implantaram o sistema, o tempo de espera caiu de horas para minutos. É claro que o executivo também precisa fazer sua parte. Não adianta modernizar o cadastro paciente sem colocar material humano suficiente para atender o munícipe. Vamos trabalhar para que os resultados apareçam o quanto antes”, completa. (Da assessoria)