Vereadora Kalinka homenageia Zilo Valeriano, um dos pioneiros da bioquímica em Rondonópolis
A vereadora Kalynka Meirelles (Republicanos) entregou nesta semana, durante sessão ordinária na Câmara de Rondonópolis a Medalha do Pioneiro para José “Zito” Valeriano Filho (na foto em destaque ente e a vereadora (d) e o filho Erik (e)). Valeriano foi um dos primeiros farmacêuticos bioquímicos de Rondonópolis. Natural de Custódia, estado de Pernambuco, tem 75 anos e mora em Rondonópolis desde 1974.
É o filho mais velho dos também pioneiros José Valeriano Sobrinho (Zé Pernambuco) e Maria do Carmo Silva. Graduado em Farmácia e Bioquímica, pela Universidade Federal Pernambuco, em Recife, no ano de 1971. Casado há quase 50 anos com Daciria “Cira” Mª Pereira Valeriano. Pai da Veterinária do Indea Simone Pereira Valeriano, do jornalista e publicitário José Érik Pereira Valeriano, da bancária do Banco do Brasil, Talita Pereira Valeriano.
Em Rondonópolis trabalhou como professor da rede estadual de educação, na Santa Casa de Rondonópolis, no Laboratório Santa Maria e em dezenas de farmácias do município. Fez história na Universidade Federal de Mato Grosso, hoje UFR, entidade de trabalhou e contribuiu para seu crescimento por mais de 30 anos.
“Recebo esta honraria em nome do meu saudoso pai, da minha querida mãe, dos meus irmãos, sobrinhos e netos. A família Valeriano construiu uma linda história nessas terras prósperas. Agradeço imensamente pela atenção e sensibilidade da vereadora Kalynka. Receber esta homenagem de uma pessoa tão batalhadora engrandece ainda mais este dia. Muito obrigado”.
A parlamentar lembra que a escolha faz justiça a uma família que está presente em Rondonópolis desde a década de 60. “Eu conheci a história do seu José Pernambuco que chegou na cidade na metade da década de 60. Ele é pai do seu Valeriano, fiquei encantada com a história de vida deles. Esses queridos pernambucanos são mais um exemplo de bravos pioneiros que não pouparam suor para fazer da nossa Rondonópolis, um dos 100 municípios mais ricos do Brasil”, destaca Kalynka. (Da assessoria)