Neste sábado tem encontro de grupo de siriri e cururu em Nossa Senhora do Livramento
Neste sábado (15), a cultura e as tradições do município de Nossa Senhora do Livramento (a 37 km de Cuiabá) serão impulsionadas pelo Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, em uma vivência com o Grupo Folclórico Bacuri Livramentense, por meio de um intercâmbio com coreógrafos, figurinistas, músicos, roteirista, trabalho com redes sociais e uma palestra sobre networking, que ajudará na busca de parcerias e apoio financeiro para a manutenção do grupo. Trata-se do projeto Bacuri, que pretende fomentar e salvaguardar as raízes local.
O INCA vem contribuir com o desenvolvimento do Grupo de Projeção Folclórico Bacuri Livramentense e também comemorar a sua fundação, datada em 14 de março de 2001, tendo como foco central, a preservação dos costumes e tradições de um povo hospitaleiro, conhecido como “papa bananas”, pela produção de fruticultura da banana, além da olericultura, piscicultura, artesanato e doces, que ainda é cultivado e mantém um jeito próprio de viver, mesmo que sendo um processo mais escasso.
Por lá é possível se deparar com um linguajar característico, resistente a outras culturas. O grupo procura preservar a gastronomia local, a religiosidade vivenciada e venerada por muitos dos católicos, ondem mantém um jeito simples, honesto e acolhedor, diante das circunstância do dia a dia, frente aos grandes e pequenos desafios, que podem ameaçar a continuação da cultura popular.
(Da assessoria)