Escola de Jateí usa fantasia em sala de aula para ensinar saúde as crianças da educação infantil
A Prefeitura de Jateí utiliza um dos mais modernos e eficazes métodos de ensino em suas escolas da rede municipal, que é o sistema Positivo, referência também em estabelecimentos particulares em todo o país. As crianças da educação infantil de Jateí recebem conhecimento de uma forma lúdica e atraente, para que o processo de ensino e de aprendizagem aconteça como uma atração à parte.
O Centro de Educação Infantil Recanto do Saber, por exemplo, aplica durante todo o ano escolar o Programa Saúde na Escola. O programa faz acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, saúde bucal, suplementação de vitaminas e acompanhamento do seu desenvolvimento motor.
Neste mês de maio, por exemplo, a escola recebeu a visita da equipe de nutrição, com a profissional vestida como personagem do livro infantil. É como se o personagem saísse do livro e sentasse ao lado da criança para ensinar boas maneira de cuidar de seu corpo e mente.
A coordenação pedagógica informa que as crianças são acompanhadas por vários profissionais de saúde, como médica, enfermeira, nutricionista, dentista, fisioterapeuta e apoio da psicologia, nos casos onde há prescrição médica. Em casos específicos e necessários, é realizado acompanhamento individualizado com as crianças ou com seus familiares na unidade de saúde ou na clínica multidisciplinar.
Ensino e inclusão -A direção do Recanto do Saber informa ainda que a escola acaba de receber computadores, aparelho de projeção audiovisual, teatro de fantoches, brinquedos, fantasias e tapete sensorial e das sombras e cubo de psicomotricidade. O material é determinante para a construção de um processo de ensino e de aprendizagem, principalmente as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).