Dia do Professor foi criado por Antonieta de Barros, preta, jornalista e deputada em SC
O Dia dos Professores em Santa Catarina, foi criado em 1.947, primeiro no Estado de Santa Catarina. No ano seguinte, em 1948, o Dia dos Professores foi oficializado como data comemorativa e feriado estadual. Mas, para isso acontecer, uma figura foi fundamental: Antonieta de Barros, jornalista, professora e política brasileira.
Antonieta foi a primeira mulher negra a ser eleita deputada no país, formou-se professora na Escola Normal Catarinense e era filha de uma ex-escravizada. Nasceu em 1901 na antiga Desterro, atual Florianópolis, e teve um papel central na luta pela igualdade racial e direitos das mulheres.
Em 1922, fundou o Curso Particular Antonieta de Barros, voltado para a educação da população carente. Além disso, também trabalhou como jornalista, escrevendo crônicas sobre questões ligadas à educação, política e preconceito.
Elegeu-se como deputada estadual em 1934 por Santa Catarina e exerceu seu mandato até 1937, ano de início do Estado Novo – período ditatorial do governo de Getúlio Vargas, que durou até 1946.
Logo em 1947, Antonieta se elegeu deputada estadual novamente. É nesse mandato que ela elabora o projeto de lei que criava o Dia dos Professores em Santa Catarina. A lei nº 145, de 12 de outubro de 1948, foi homologada pelo governador José Boabaid e o dia 15 de outubro passou a ser feriado escolar no estado.
Na justificativa para a criação da data, Antonieta enfatiza a importância do educador: “Não há quem não reconheça, à luz da civilização, o inestimável serviço do professor”.
(Por Marcos Billy Granzotti)