Água: Concessionária utiliza tecnologia de geofonamento para identificar vazamentos
Com o objetivo de reduzir as perdas de água no sistema de abastecimento, garantindo a disponibilidade do recurso, a Águas de Paranatinga iniciou no final do mês de julho, um amplo trabalho de pesquisa.
Com o uso do geofone, equipamento semelhante ao estetoscópio usado por médicos, que permite identificar os vazamentos não visíveis na rede pública de distribuição de água.
A iniciativa é uma das ações de combate a perdas de água desenvolvida pela Águas de Paranatinga e será realizada periodicamente no município.
A identificação desses vazamentos por meio do geofonamento se dá a partir de sensores de solo sensíveis ao som da água e que são acoplados ao equipamento.
Ao encontrar o problema, uma ordem de serviço é aberta pela equipe da concessionária para que o conserto seja realizado.
Segundo o coordenador da Águas de Paranatinga, José Dahlem, nesta primeira etapa, serão vistoriadas as redes de distribuição de água em vários bairros da cidade.
“Com essa tecnologia, estamos identificando os pontos com vazamentos e realizando os reparos o mais rápido possível, garantindo a preservação dos recursos hídricos e maior oferta de água para os moradores”, pontuou.
Ele ainda ressalta que toda essa ação complementa o trabalho que a concessionária vem desenvolvendo na cidade para reduzir o índice de perdas.
“Estamos realizando uma série de ações para garantir o abastecimento de água com qualidade para a população, investindo em equipamentos e tecnologia para controlar as perdas físicas de água, combatendo os vazamentos não visíveis”.
A população também pode contribuir com a redução das perdas. Ao perceber qualquer vazamento ou identificar algum problema na rede de distribuição de água, procure imediatamente a concessionária na Central de Atendimento e no 0800 647 6060 para ligações de telefones fixos e pelo 4020 1038 para ligações de celulares.
(Fonte: Assessoria)